Cidadeverde.com

Rio Marataoan em Barras está acima da cota de alerta, diz CPRM

Imprimir

Foto: Prefeitura de Barras

Atualizada às 17h45

O rio Marataoan, na cidade de Barras, está acima da cota de alerta. Às 6h45 desta segunda-feira (29), o rio atingiu a cota de 376 cm, ou seja, 6 cm acima do nível de alerta. Apesar desses números, a tendência é que o nível da água se estabilize nas próximas horas. A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) recomenda que os órgãos municipais acompanhem as condições do rio e iniciem o planejamento de ações emergenciais para inundações. 

Os dados são do boletim emitido pelo Sistema de Alerta da Bacia do Rio Parnaíba, nesta segunda-feira (29), da CPRM. Se ocorrer a estabilização, o rio Marataoan vai continuar com a cota em torno de 377 cm, abaixo da cota de inundação, que é de 420 cm.

A coordenadora da Defesa Civil em Barras, Yana Machado, disse ao Cidadeverde.com que um comitê de crise já foi criado pela Prefeitura Municipal para acompanhar a situação. As equipes já estão visitando os lugares mais suscetíveis de alagamento. “Também estamos fazendo o acompanhamento das famílias. No momento, nenhuma está desalojada, desabrigada”. 

  • A Prefeitura de Barras disponibiliza o número (86) 98885-1275 para casos de emergência, desabrigados ou isolados em situação de risco. 


Foto: Prefeitura de Barras


 

 

Rio Longá

Na cidade de Esperantina, a CPRM informa que o rio Longá, após ter atingido a cota de alerta na madrugada de domingo (28), está, nesse momento, em recessão. 

“Nesse momento o nível está em cota de atenção, a cota atual é de 5,72 m (32 cm acima da cota de atenção). A previsão das próximas 8 horas é que o nível fique em torno de 5,51 m”.

VEJA BOLETIM

Rio Parnaíba


Na cidade de Luzilândia, o nível do Parnaíba também entrou em situação de atenção às 6h desta segunda-feira (29)”.

“A cota registrada hoje às 6h30 foi de 4,00 m. A previsão é que o nível eleve, mas se mantenha em situação de atenção chegando a 4,21 m nas próximas 12 h”. 

A CPRM também destaca que o “rio Parnaíba nas cidades de Floriano-PI/Barão de Grajaú-MA e Teresina-PI/Timon-MA apresenta os níveis abaixo da cota de atenção. Portanto, dentro da normalidade”. 

Teresina 

  • O rio Poti em Teresina está com uma cota atual de 3,81 m”, diz a CPRM. A previsão do rio Poti é de manutenção do nível devendo nas próximas 10 horas manter a cota de 3,93m. 
  • O rio Parnaíba em Teresina está com cota de 3,26 m e deve se estabilizar nas próximas 8 horas, chegando em valores em torno de 3,23 m. 

CHESF

De acordo com a CPRM, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) “continua liberando uma vazão de 600 m³/s desde o dia 22/03 às 8h, conforme comunicado na Carta Circular Chesf/SOO 009/2021”.

“A estação de Barão de Grajaú apresenta nível dentro da normalidade: a cota às 6h de hoje (29) é de 3,94 m. A previsão é de manutenção do nível nas próximas 8h”. 

A CPRM esclarece que “as previsões apresentadas neste boletim são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos. Os dados hidrológicos utilizados neste Boletim são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM)”. 

Carlienne Carpaso (com informações da CPRM)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais