Cidadeverde.com

Estado já distribuiu mais de 590 mil doses de vacina para os municípios

Imprimir

Segundo dados registrados pelos municípios piauienses no Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), até esta segunda-feira (5), o Governo do Piauí distribuiu 591.130 doses de vacina contra a Covid-19 para seus municípios. Os números refletem o trabalho do Estado por meio da Secretaria a fim de garantir a chegada das doses enviadas pelo Ministério da Saúde para os municípios no menor tempo possível, permitindo, assim, que a vacinação aconteça rapidamente.

Este total corresponde ao envio para os municípios de 100% das primeiras doses a fim de que sejam vacinados grupos como os quilombolas, idosos com 90 anos ou mais, pessoas idosas (60 anos ou mais) residentes em instituições de longa permanência, pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência institucionalizadas, indígenas, faixa etárias de 85 a 89 anos, 80 a 84 anos, 75 a 79 anos, 70 a 74 anos. A vacinação destes públicos-alvo é de competência de cada um dos municípios que preenchem os dados do Vacinômetro, conforme os imunizantes são aplicados.

Herlon Guimarães, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, destaca que a vacinação é essencial para reverter a situação de todo o país na questão do avanço da pandemia. “Estamos iniciando a semana com os municípios sendo abastecidos de vacina, que chegaram neste último fim de semana, para dar continuidade ao processo de vacinação e cada vez mais imunizar nossa população. Entretanto, precisamos que todos entendam que ainda é necessário manter os cuidados e medidas de higiene e distanciamento. A vacina está chegando, mas ainda em quantidades pequenas, por isso, precisamos trabalhar juntos para ter sucesso no enfrentamento à pandemia”, explicou.

O superintendente destaca também a necessidade do registro de dados por parte dos municípios de forma contínua, para que os dados sigam fielmente a realidade daquilo que vem sendo feito no estado na imunização contra a Covid-19.

A nova etapa de vacinação, com as doses que chegaram nesse fim de semana, atende uma porcentagem pequena do público de 65 a 69 anos, dando continuidade às primeiras doses deste grupo, forças armadas, de salvamento e segurança. “Nós recebemos orientações do Ministério da Saúde sobre como deve acontecer a vacinação e os Comandos de Polícias devem seguir rigorosamente essas orientações”, explica Herlon Guimarães.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais