Cidadeverde.com

Ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho é encontrado morto em prédio na zona Leste

Imprimir
  • nota.jpg Roberta Aline
  • corpo3.jpg Roberta Aline
  • corpo2.jpg Roberta Aline
  • corpo1.jpg Roberta Aline
  • pre.jpg Roberta Aline
  • pr8.jpg Roberta Aline
  • pr7.jpg Roberta Aline
  • pr6.jpg Roberta Aline
  • pr5.jpg Roberta Aline
  • pr3.jpg Roberta Aline
  • pr2.jpg Roberta Aline

O ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), foi encontrado morto na tarde desta terça-feira (6) em frente ao edifício Manhattan River Center, na zona Leste de Teresina. O ex-prefeito teria caído do 14º andar do prédio que fica na rua Senador Arêa Leão, onde funciona o Tribunal de Contas da União (TCU), local em que o ex-gestor trabalha.  A filha do ex-prefeito esteve no local e reconheceu o corpo. Os sapatos e o celular de Firmino foram encontrados no andar em que ele estava. No chão estava apenas os óculos. Firmino foi encontrado descalço e usando máscara. 

O corpo do ex-prefeito foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) por volta das 18h40. A perícia esteve no andar onde Firmino estava. 

"Estamos todos órfãos. Um gestor que defendia e se dedicava a Teresina", disse o ex-secretário de Finanças da capital, Francisco Canindé.

O ex-secretário de educação de Teresina, Klebler Montezuma, esteve no local acompanhando o trabalho da perícia, mas muito abalado não falou com a imprensa. Policiais do 5º Batalhão da PM isolaram o local.

O vereador Evandro Hidd Filho (PDT) também esteve no local e disse que conversou com Firmino nesta segunda. "Estava tranquilo e disse que tinha voltado a trabalhar normalmente", afirmou.

Firmino da Silveira Soares Filho tinha 57 anos e foi prefeito de Teresina por 4 mandatos. O último deles encerrou em 31 de dezembro de 2020.

Formado em economia, foi prefeito entre 1997 e 2004, no primeiro mandato. Foi eleito para o terceiro mandato em 2012, igualando-se em número de mandatos a Raimundo Wall Ferraz e reeleito nas eleições de 2016 ainda no primeiro turno das eleições na capital piauiense.

A primeira pessoa que encontrou o corpo de Firmino, que não quis se identificar, disse que jamais vai esquecer a cena. Ela relatou um barulho muito forte e saiu para ver o que tinha ocorrido. "Jamais vou esquecer. Estou em choque", disse 

A filha Bárbara foi quem reconheceu o corpo do pai. Ao chegar no local, a área já estava isolada. "Ela tirou o cobertor de cima do rosto do pai e saiu correndo, gritando", disse uma testemunha.

Firmino deixa a esposa Lucy Soares, deputada estadual, e os filhos Bruno, Bárbara e Cristina Soares.

 

Carreira política

O ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, iniciou sua vida publica aos 30 anos de idade, no ano de 1993 quando foi convidado pelo ex-prefeito, Wall Ferraz, para tomar frente da Secretária Municipal de Finanças. Após a morte do prefeito Wall Ferraz, em 22 de março de 1995, permaneceu como secretário, na administração do Vice-Prefeito Francisco Gerardo que assumiu o comando da Prefeitura de Teresina.

Eleito presidente do diretório municipal do PSDB, renunciou ao cargo de secretário do município em 1996, para concorrer e ser eleito um dos mais jovens prefeitos de capitais do país, derrotando, em segundo turno, Alberto Silva do PMDB, considerado uma espécie de mito da política piauiense. Ainda em primeiro turno no ano 2000, tendo como vice-prefeito Marcos Silva. 

Firmino Filho recebeu o prêmio de "Prefeito Criança", concedido pelo UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância e Fundação Abrinq - Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. O prêmio foi entregue pelas mãos da cantora Daniela Mercury, embaixadora do UNICEF, em 1999.

No ano de 2006, dois anos após deixar o cargo de prefeito da capital candidatou-se a governador do Piauí pela Coligação Piauí Daqui Pra Frente, mas acabou sendo derrotado ainda no primeiro turno com vitória do atual governador do estado Wellington Dias (PT). 

Em 2008 é eleito vereador de Teresina pela primeira vez com votação recorde, quase 20 mil votos. Não chegou a assumir o cargo de vereador, pois foi nomeado Presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, pelo prefeito reeleito Silvio Mendes. 

No ano de 2010, Firmino Filho foi eleito deputado estadual com 47.643 tendo 80% deles da capital Teresina. 

1993: Assumiu a Secretaria Municipal de Finanças de Teresina, na gestão do ex-prefeito Raimundo Wall Ferraz.
1996: O PSDB elege 910 prefeitos, três de capitais, sendo um deles Firmino. Aos 33 anos de idade é eleito prefeito da capital.
2000: Firmino é reeleito prefeito em 2000, ainda no primeiro turno.
2006: candidata-se a Governador do Piauí em 2006, mas é derrotado numa disputa definida em primeiro turno, tendo como vitorioso daquele pleito o petista Wellington Dias, reeleito.
2008: Começa a reconstruir a carreira política e candidata-se a vereador. Eleito o vereador de Teresina com uma votação recorde em números incontestáveis. 
2010: Eleito deputado estadual do estado do Piauí a maioria dos votos da capital. 
2012: Candidata-se novamente a prefeito, eleito pela 3ª vez, agora no segundo turno, derrotando o ex-aliado, Elmano Férrer. 
2016: É reeleito prefeito de Teresina pela 4ª vez.

PMT emite nota de pesar e decreta luto

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB) decretou luto oficial de três dias em virtude da morte do ex-prefeito Firmino da Silveira Soares Filho. O prefeito cancelou a agenda administrativa para o resto da semana.

"Doutor Pessoa reconhece os relevantes serviços prestados pelo ex-prefeito à frente do poder executivo municipal. O prefeito de Teresina manifesta solidariedade à família enlutada. À esposa, deputada estadual Lucy Soares e aos filhos: Bárbara, Cristina e Bruno, doutor Pessoa manifesta seu pesar", informa a nota.

Câmara de Teresina emite nota de pesar

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar, em nome de todos os parlamentares e servidores do Poder Legislativo, lamenta o falecimento do ex-prefeito de Teresina, Firmino da Silveira Soares Filho, que morreu na tarde desta terça-feira (06).

Jeová Alencar, reconhece o papel desempenhado pelo ex-prefeito Firmino Filho à frente do Poder Executivo durante o seu mandato, realçando sua atuação no período em que atuou no município.

“É com muita tristeza que recebemos a notícia da morte desse grande gestor. Quero aqui estender o meu sentimento e respeito a toda a família enlutada”, diz o presidente da Câmara Municipal.

Câmara Municipal de Teresina 

Nota de Pesar

A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, na pessoa do seu presidente, Deputado Themístocles Filho, dos demais parlamentares e servidores manifesta seu profundo pesar pelo facelimento do ex-vereador, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Teresina, Firmino da Silveira Soares Filho, ao tempo em que transmite sua solidariedade à família, na pessoa de sua esposa, Deputada Estadual Lucy Soares e dos seus filhos Bárbara, Bruno e Cristina.

A Assembleia Legislativa do Estado Piauí decreta luto oficial de três dias no âmbito do Poder Legislativo Estadual

Themístocles Filho, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí

 

Flash Yala Sena, Hérlon Moraes e Pâmela Maranhão
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais