Cidadeverde.com

Vacinação contra a gripe no Piauí começa dia 19; crianças terão prioridade

Imprimir

 

A vacinação contra a gripe (H1N1) está prevista para começar no Piauí na próxima segunda-feira (19). Em reunião com representantes da  Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) e do Ministério da Saúde, na noite desta terça-feira (13), ficou definido também o público-alvo: crianças de seis meses a cinco anos de idade; gestantes e puérperas (mulheres com filhos de até 45 dias).

A prioridade foi definida por recomendação do Ministério da Saúde para que não coincida com a faixa etária que está sendo imunizada contra a Covid-19, uma vez que é necessário o intervalo mínimo de 15 dias. 

“Até sábado ou domingo, os municípios poderão receber nas regionais de saúde, tanto as doses da 13° remessa de vacinas contra a Covid-19, quanto as doses referentes à campanha de vacinação contra a influenza para os públicos definidos. A partir do dia 19, os municípios estarão aptos a iniciar a campanha de vacinação contra a Influenza no estado”, explica Cristiane Moura Fé, Diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi. 

Ela explica que as doses já estão armazenadas na rede de frio estadual. 

"Vamos seguir a mesma logística de distribuição da vacina contra a Covid-19. Dessa forma, nós conseguiremos otimizar e racionalizar os recursos empregados nesse processo da melhor forma possível”, reitera Moura Fé. 


LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DAS VACINAS

Após o recebimento das doses, as mesmas são levadas para a rede de frios estadual, onde são condicionadas até o momento do transporte para as regionais de saúde do estado. Ao chegarem nas regionais de saúde, os municípios podem procurar as regionais para aquisição dass vacinas e, dessa forma, dar início a vacinação.

Para a primeira etapa de vacinação foram recebidos 109.600 unidades da vacina. A previsão é que o estado receba 85.600 doses em uma segunda remessa, ainda sem previsão de recebimento. 

A expectativa do Ministério da Saúde é imunizar 1.166.659  contra a Influenza.


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais