Cidadeverde.com
Últimas

Sesapi investiga 102 mortes suspeitas por Covid somente este ano no estado

Imprimir

Foto: Roberta Aline


O secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, informou nesta quinta-feira (22) que estão sendo investigados  102 óbitos que teriam sido causados pela Covid-19 no Piauí. 

Com o aumento de mortes em março, considerado o mês mais letal da covid-19 no estado, ocorreu um acumulado e houve a elevação de casos suspeitos.  

Segundo o secretário, que coordena o Comitê de Operações de Emergência (COE), as  mortes ocorreram em diversas datas deste ano de 2021, antes do fechamento do diagnóstico clínico para a doença.  De acordo com a Sesapi, a investigação epidemiológica “quer  evitar distorções ou equívocos sobre qual patologia provocou o óbito do paciente”.

Herlon Guimarães, Superintendente de Atenção à Saúde, explica que um dos "equívocos" é desconsiderar na causa do óbito um câncer em estágio terminal, AVC ou traumatismo, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.  A Secretaria de Estado da Saúde divulga no boletim diário os óbitos das últimas 24 horas e também os óbitos  retroativos que estavam em investigação, foram confirmados e automaticamente computados no sistema. 

"É importante que a população tenha ciência que no boletim que divulgamos diariamente constam óbitos do dia e óbitos acumulados que entram no sistema e contribuem para elevar as estatísticas”, afirma o Superintendente. 

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Piauí já registrou 232.049 casos e 4.858 mortes pelo novo coronavírus.  O último mês de março foi o mais letal desde o início da pandemia no Estado. 

 

Izabella Pimentel (com informações da Sesapi)
[email protected]

Imprimir