Cidadeverde.com

Sesapi atualiza Vacinômetro sobre doses de vacina; confira

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

Buscando maior transparência sobre a organização e distribuição de doses da vacina contra a Covid-19 recebidas pelo estado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi)  atualizou os dados disponíveis no vacinômetro , ferramenta que disponibiliza informações detalhadas sobre o andamento da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí.

Nesta segunda-feira (26) o Piauí conta com 738.180 doses recebidas do Ministério da Saúde, 703.537 doses distribuídas para os municípios;
383.854 primeiras doses aplicadas;
57.777 segunda doses aplicadas;
34.643 vacinas na reserva técnica de segurança;
161.906 vacinas com os municípios para aplicação de primeira e segunda doses;
1,70% população vacinada com a primeira dose;
4,81% da população vacinada com a segunda dose. 

Após a atualização, o boletim agora passa a apresentar, além das quantidades de doses de vacina para Covid-19 que chegam até o estado e são distribuídas para os municípios, os quantitativos referentes  à reserva técnica do estado e também a quantidade de doses que já estão com os municípios para serem aplicadas como primeira e segunda doses.

Florentino Neto, secretário de saúde, destaca que a reserva técnica do estado é um importante fator para que a vacinação do estado não seja interrompida por qualquer motivo. “Através de documentos oficiais, ofícios do Ministério da Saúde e resolução CIB ficou definida a utilização da reserva técnica para vários assuntos no estado do Piauí referentes a vacinação contra a Covid-19”, destaca o gestor. 

Segundo Florentino, é importante lembrar  do complemento de doses, uma vez que não podemos encaminhar doses fracionadas para os municípios, já que cada frasco da vacina contém 10 doses; complementação do público alvo que não consegue ser alcançada devido a quantidade de doses enviadas pelo ministério para cada grupo; inclusão de 1% de doses para as pessoas portadoras de deficiência de acordo com decisão em CIB; avançar nos grupos das forças de salvamento e forças armadas.

“Com essa atualização a secretaria mais uma vez vai a sociedade prestar contas sobre a situação e o andamento da vacinação contra a covid no nosso estado e com isso apresentamos o quantitativos de vacinas que ainda estão em posse do estado e o quantitativo de vacinas que já estão com os municípios para serem aplicadas na população”, explica Florentino Neto.

A ferramenta Vacinômetro pode ser acompanhada através do link disponibilizada na página da Secretaria de Estado da Saúde.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais