Cidadeverde.com

Vacinas da Pfizer não poderão ser aplicadas no sistema drive-thru em Teresina

Imprimir

Representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira(29) para discutir a aplicação das doses da vacina da Pfizer/BioNTech, que devem chegar ao Piauí nos próximos dias. O Ministério da Saúde informou que, nesta quinta-feira (29), chegará ao Brasil o primeiro lote com 1 milhão de doses do imunizante, que será distribuído para as capitais. 

Apesar de não ter recebido oficialmente a nota técnica sobre a nova vacina, a FMS já definiu que a aplicação não será feita no sistema drive-thru, como vem acontecendo nas demais etapas, com imunizantes de outros fabricantes. A ideia é que os teresinenses recebam a vacina da Pfizer apenas em ambientes hospitalares. 

"Nós já sabemos que ela não poderá ser administrada em drive-thru, que para nós é o método mais rápido, porque ela requer uma demora de 15 minutos após a administração e precisa ser em ambiente hospitalar. Ou seja , ela requer muitos detalhes que a nossa rede tem dificuldade, pela própria situação da covid. Estamos montando uma estrutura que seja possível a gente administrar todas essas doses que receberemos no menor espaço de tempo possível", explicou o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque. 

De acordo com o Ministério da Saúde, as doses da vacina da Pfizer/BioNTech precisam ser armazenadas a temperatura de -70°C, mas em Teresina existe apenas um equipamento capaz de alcançar essa temperatura. Por conta disso, as doses precisarão ser administradas em um menor espaço de tempo, para evitar perdas. 

Apesar das dificuldades logísticas, o presidente da FMS demonstra otimismo com a chegada das doses Pfizer/BioNTech. Segundo ele, a expectativa é que elas possibilitem a imunização de todos os teresinenses da faixa etária acima de 60 anos. 

"Nos próximos 10 ou 12 dias deveremos estar vacinando todo mundo acima de 60 anos, se for concretizada essa projeção que a gente está fazendo de recebimento de doses, conforme está previsto", destacou.

Outras doses 

Nesta quinta-feira (29), a  Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) confirmou que o Piauí vai receber, do Ministério da Saúde, 71.650 vacinas AstraZeneca/Fiocruz contra a Covid-19, nesta sexta-feira (30). Essas vacinas serão destinadas aos idosos de 60 a 64 anos e ao público das Forças Armadas, de Segurança e Salvamento. As vacinas fazem parte da 15ª remessa de vacinas para o combate da pandemia no estado. 

Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais