Cidadeverde.com

Brasil está livre de novo apagão energético, afirma Lula

Imprimir
O Brasil está livre de sofrer uma crise de fornecimento de energia como a ocorrido em 2001 e que ficou conhecida como apagão. A afirmação foi feita hoje (18) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao visitar uma plataforma de regaseificação da Petrobras no Rio. “Essa planta de regaseificação e a ligação de linhas de transmissão no Brasil me garantem afirmar que não vamos ter mais apagão.”
 
A plataforma da Pebrobras funciona em uma ilha artificial de concreto na Baía de Guanabara, onde ficam ancorados dois navios: um traz o gás em estado líquido de outros países e outro processa o produto para o estado gasoso.
 
A produção do terminal, de 14 milhões de metros cúbicos de gás, é suficiente para alimentar todas as usinas térmicas da Região Sudeste, que são ligadas para complementar a oferta de energia quando os reservatórios da hidrelétricas estão com pouca água.
 
“O gás funciona para nós como um reserva. Enquanto tivermos energia hídrica, vamos utilizá-la. Na medida em que algum lago [reservatório] possa secar, e o Brasil venha a ter problema de falta de energia em algum lugar, aí nos acionamos todas as termelétricas para cobrir essa ausência”, disse Lula.
 
O presidente ressaltou que os investidores podem ficar tranqüilos porque energia vai haver de sobra no país.
 
Fonte: Agência Brasil
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: