Cidadeverde.com

Vacina da Pfizer chega ao Piauí e aplicação deve ser feita por agendamento

Imprimir
  • pfizer.jpg Divulgação: Sesapi
  • pifzer4.jpg Divulgação: Sesapi
  • pfizer3.jpg Divulgação: Sesapi
  • pfizer2.jpg Divulgação: Sesapi
  • pfizer1.jpg Divulgação: Sesapi

O Piauí passa a contar agora com 3 imunizantes contra a covid-19. Além das vacinas Astrazeneca (Fiocruz) e Coronavac (Instituto Butantan), o estado recebeu na tarde desta segunda-feira (3), 5.850 doses da Pfizer/BioNTech. A vacina precisa de baixa temperatura no armazenamento e, por conta disso, será aplicada só em Teresina por meio de agendamento.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), a remessa enviada pelo Ministério da Saúde corresponde a primeira dose da vacina. Os imunizantes chegaram em embalagens específicas para a garantia da temperatura negativa entre -25° e -15° graus.

"A Secretaria de Estado da Saúde já se preparou para o armazenamento das vacinas da Pfizer, contando com seis frezzers, que suportam a temperatura estabelecida pelo fabricante", explica o secretário de estado da Saúde, Florentino Neto.

De acordo com a Sesapi, as vacinas foram entregues em bandejas de 1.170 doses e deverão ser diluídas com soro de 0.90ml. A dose a ser administrada é de 0.3ml. Após a diluição, o total de doses deverá ser utilizado em seis horas e conservados em temperatura de 2° a 8° graus. O intervalo entre a primeira e segunda dose da Pfizer é de 21 dias. 

"Nesta primeira remessa vieram apenas as primeiras doses. De acordo com o esquema vacinal do ministério, as demais deverão chegar no intervalo de uma semana. O armazenamento deve ser de no máximo cinco dias na temperatura de 2° a 8° graus e até 14 dias com a temperatura de -25° a -15° graus. A orientação do ministério é que se faça a vacinação em até cinco dias após as vacinas estarem na temperatura de 2° a 8°graus. Todas as orientações sobre aplicação da vacina foram repassados pelo Ministério da Saúde aos municípios que irão receber", explica o superintendente de Atenção Primária à Saúde e municípios, Hérlon Guimarães. 

Segundo a FMS, as vacinas da Pfizer ficarão na Rede de Frios do Estado e só sairão de lá de acordo com a capacidade de vacinação e distribuída às salas específicas, que ainda serão definidas. O acesso será por meio de agendamento no site da FMS: https://fms.pmt.pi.gov.br/

A lista de comorbidades contempladas seguirá as definições do Ministério da Saúde, bem como a lista de documentos comprobatórios da condição. Segundo o MS, estão entre comorbidades:

  • Pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade (18 a 59 anos);
  • Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independentemente da idade (18 a 59 anos);
  • Gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade (18 a 59 anos);
  • Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos.
  • Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Connuada (BPC) de 55 a 59 anos.

Doses AstraZeneca

O Piauí também recebeu 91 mil doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz. Os imunizantes serão disponibilizadas para 13.6% do grupo de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e as pessoas com deficiências permanentes (54.912 doses). Os imunizantes também serão destinados à 21% dos idosos de 60 a 64 anos (26.980 doses). 

Hérlon Moraes (Com informações da Sesapi)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais