Cidadeverde.com

Governo cancela cerca de 4mil benefícios no PI

Imprimir
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS - anunciou nesta quinta-feira (19) o cancelamento de mais de 400 mil benefícios do programa Bolsa Família em todo o país, quase quatro mil deles no Piauí, o Estado do  Nordeste com menor número de cartões cancelados. O corte ocorreu em virtude da não atualização de cadastros até 31 de dezembro do ano passado ou pelo fato das famílias não se encontrarem no perfil do programa.
 
 
No Piauí, que já chegou a ter metade da população de três milhões de habitantes assistida pelo programa, foram inicialmente suspensos 5.746 benefícios, mas 1.886 conseguiram fazer o recadastramento até o final do ano passado. Ao final de fevereiro, o Governo cancelou 3.852 benefícios de famílias piauienses.
 
Os números piauienses são distantes da realidade dos outros estados nordestinos. No Ceará, foram suspensos 17.676 benefícios. Em Pernambuco, 22.773. Na Bahia, 31.569. O Piauí perde até mesmo de Estados com população menor, como Alagoas (9.185) e Sergipe (4569).
 
Os cortes foram feitos após comparação no banco de dados do Ministério do Trabalho e Emprego, quando verificou-se que 622.476 beneficiários estavam acima do perfil do programa, que atende os que possuem renda mensal per capita de até R$ 120. Do total, 171.455 famílias atualizaram seus dados e conseguiram se manter no programa.
 
Segundo o Ministério, os cancelamentos ocorrem porque a família já melhorou sua condição de vida ou descumpriu as obrigações escolares e de saúde previstas pelo programa. Além disso, a cada cancelamento, uma nova família que está no perfil do programa é cadastrada e começa a receber o benefício em março.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: