Cidadeverde.com

Floriano vacina diabéticos e grupos com comorbidades de 55 a 59 anos

A Secretaria de Saúde de Floriano realiza nesta quinta (13) e sexta-feira (14), a vacinação de pessoas com comorbidades, ou seja, doenças preexistentes que podem agravar a situação clínica de pacientes acometidos pela Covid-19 que tenham Diabetes, cirrose hepática, obesidade mórbida e doença renal crônica entre 55 e 59 anos. 

Segundo a Diretoria de Imunização do município, outros grupos serão anunciados nos próximos dias, mas inicialmente foi preciso dividir as comorbidades em subgrupos, afim de evitar qualquer tipo de aglomeração nas unidades de saúde. As equipes de estratégia de saúde da família já foram comunicadas e se organizam para a busca ativa desses pacientes em cada região. 

No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento pessoal com foto (RG, CPF ou CNH); um laudo, declaração (médica ou de enfermagem) ou receita médica que comprove a comorbidade e o cartão de vacina. 

Primeira etapa de vacinação de pessoas com comorbidades contra covid-19:

Data: quinta-feira (13) e sexta-feira (14) de maio

Público-alvo: 

Pessoas com doenças preexistentes (comorbidades) de 55 a 59 anos acometidas pelas seguintes doenças: 

- Diabetes;

- Cirrose hepática;

- Obesidade mórbida;

- Doença renal crônica;

Quais serão as próximas comorbidades?

Nos próximos dias serão anunciadas novas comorbidades englobadas na faixa etária de 55 a 59 anos. São elas:

Pneumopatias graves: doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática). 

Doenças cardiovasculares: Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Cardiopatias congênita no adulto.

Hipertensos (arterial resistente (HAR), estágio 3, estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade).

Com informações Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais