Cidadeverde.com
Cidades

Municípios com atraso na 2ª dose da Coronavac devem iniciar imunização até quarta

Imprimir

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O Piauí recebeu 44 mil doses da vacina Coronavac, demanda suficiente para suprir a segunda dose que está em atraso. A distribuição aos municípios teve início neste sábado (15). Com isso, a aplicação da vacina deverá começar até a  quarta-feira (19).

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 34 mil pessoas no estado tinham tomado a primeira dose da Coronavac, mas devido o Instituto Butantan suspender produção por falta de insumos, o estoque ficou zerado no Piauí.

“A distribuição já foi iniciada. O estado está encaminhado para as regionais e na segunda-feira os municípios começam a ter acesso. Estamos só aguardando para iniciar a segunda dose. Acredito que até quarta-feira  todos já estarão com a vacina”, disse a vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), Leopoldina Cipriano.

O atraso na aplicação da segunda dose da Coronavac atingiu mais de 100 municípios do estado. A demora ocorreu após recomendação do Ministério da Saúde para que estados e municípios aplicassem todas as vacinas enviadas por lote. A orientação gerou escassez de segunda dose em várias cidades do país. O desabastecimento da vacina não atingiu a capital Teresina. 

A Secretaria de Saúde esclarece que a vacina continua tendo efeito mesmo se a pessoa tomar a segunda dose em um prazo maior do que o dos 28 dias entre a primeira e segunda aplicação. 

 

Lídia Brito
[email protected]

 

Imprimir