Cidadeverde.com

Indiano em navio testa positivo e Anvisa faz alerta para o Maranhão e Piauí

Imprimir

Foto: Folhapress

 

Um navio que está ancorado no Maranhão foi posto em quarentena pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo nota divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão, a decisão foi tomada após um tripulante da embarcação, um indiano de 54 anos, ser diagnosticado com Covid-19 através de um exame RT-PCR e dar entrada em um hospital da rede privada de São Luís.

Ontem, a Secretaria confirmou que o navio tem 15 casos confirmados de covid-19. 

O indiano, apesar de ter começado a apresentar sintomas no dia 4 de maio, ele só foi removido no navio no dia 13 de maio por meio de um helicóptero. 

Ainda não se sabe se a infecção foi causada pela variante indiana do coronavírus, que médicos e cientistas afirmam ter maior capacidade de transmissão do que a versão original. 

Devido à ligação entre Maranhão e Piauí, a Anvisa fez alerta para os dois estados. 

Amostra coletado do indiano durante o teste foi enviada para o Instituto Evandro Chagas.

Veja notas da Secretaria de Saúde do Maranhão: 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que, neste domingo (16), uma equipe técnica inspecionou o navio “MV SHANDONG DA ZHI” para avaliação clínica dos tripulantes, coleta de amostras para diagnóstico da Covid-19 e investigação epidemiológica dos casos suspeitos. Toda tripulação foi colocada em quarentena e isolada em cabines individuais na embarcação. O navio permanece em alto mar, na área de fundeio, e não chegou a atracar no porto, em São Luís.

Durante a inspeção, 23 amostras do tipo PCR foram coletadas, sendo 21 de pessoas assintomáticas e duas de pessoas sintomáticas. As amostras coletadas foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN/MA) e para o Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, que fará o sequenciamento genômico.

Sobre os dois tripulantes sintomáticos, o comandante da embarcação foi orientado a proceder com a transferência destes para unidade de saúde para acompanhamento médico, de acordo com os protocolos de emergência em saúde pública. O primeiro tripulante a testar positivo para Covid-19 segue internado em hospital da rede privada.

Segundo levantamento, os 24 tripulantes embarcaram no navio “MV SHANDONG DA ZHI” na África do Sul, na Cidade de Cabo. A Secretaria segue acompanhando o caso, sob coordenação da ANVISA, do Governo Federal.

Primeira nota: 


Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), do Governo Federal, que um tripulante indiano do navio “MV SHANDONG DA ZHI”, com sintomas da Covid-19 deu entrada em hospital da rede privada de São Luís.

A ANVISA informou, ainda, que o navio encontra-se em quarentena (área de fundeio) para isolamento dos demais tripulantes. O órgão estadual foi notificado pela ANVISA para seguir as exigências de protocolo sanitário, sendo orientada a realizar coleta de exame de PCR em toda a tripulação, procedimento que está em curso.

Em relação ao paciente internado, o relatório médico registra que o homem de 54 anos, de nacionalidade indiana, começou a ter sinais e sintomas no dia 4 de maio, apresentando febre. Procedimentos médicos foram realizados previamente à sua remoção para o hospital, no dia 13 de maio, mas os sintomas persistiram. A remoção do paciente foi realizada por meio de helicóptero por determinação médica.

O paciente testou positivo para Covid-19 por meio de exame PCR e a amostra coletada foi encaminhada ao LACEN/MA para posterior envio ao Instituto Evandro Chagas, que realizará sequenciamento genômico.

A Secretaria segue acompanhando o caso, sob coordenação da ANVISA, do Governo Federal.

 

Da Redação (com informações da Secretaria do Maranhão)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais