Cidadeverde.com

Covid: sete territórios do Piauí estão com 100% de ocupação nos leitos de UTI

Imprimir

Foto: Lalo de Almeida/Folhapress


A rede de alta complexidade para atendimento dos casos de Covid-19 está dividida em oito territórios no Piauí; desses, sete estão com 100% de ocupação dos leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI) com pacientes. O boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), de sexta-feira (21), aponta que o estado, ao todo, possui 411 leitos de UTI com 375 ocupados. 

Os territórios com 100% de leitos de UTI ocupados são:  Cocais, Planície Litorânea, Vale do Rio Guaribas, Vale do Canindé, Vales dos Rios Piauí e Itaueiras, Serra da Capivara e Chapada das Mangabeiras. 
 
No momento, o único território que não está com 100% de ocupação é o “Entre Rios, Carnaubais e Vale do Sambito”, mas está com a taxa de 89% (dos 287 leitos de UTI, 251 estão ocupados).
 
O professor doutor Emídio Matos, pesquisador do Grupo de Trabalho Sala de Situação da UFPI e Fiocruz Piauí, comenta que os dados continuam preocupantes.
 
“Isso mostra que continuamos em colapso da rede hospitalar para atendimento Covid-19, promovendo um aumento da fila de tratamentos não Covid, que também são importantes e, assim, prolongando uma saída, de fato segura, da crise na saúde”, diz. 


Fonte: Fiocruz/Ufpi - Territórios em roxo está com 100% de ocupação dos leitos de UTI

 

Territórios com 100% de ocupação nas UTI Covid:
 
- Cocais:  20 leitos UTI; todos ocupados
- Planície Litorânea: 26 leitos UTI; todos ocupados
- Vale do Rio Guaribas: 20 leitos UTI; todos ocupados
- Vale do Caninde: 10 leitos UTI; todos ocupados
- Vales dos Rios Piaui e Itaueiras: 20 leitos UTI; todos ocupados
- Serra da Capivara: 20 leitos UTI; todos ocupados
- Chapada das Mangabeiras: 8 leitos UTI; todos ocupados

Fonte: Sesapi
 
HOSPITAIS
 
Ao analisar a situação de cada hospital de referência para Covid-19, o boletim destaca 100% de ocupação das UTIs nas seguintes unidades hospitalares: 
 
Hospital Regional de Bom Jesus (Bom Jesus), Hospital Regional Tibério Nunes (Floriano), Hospital Regional Deolindo Couto (Oeiras), Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Parnaíba), Hospital Regional Justino Luz (Picos), Hospital Regional Chagas Rodrigues (Piripiri), Hospital Regional Sen. Candido Ferraz (São Raimundo Nonato), Hospital da Policia Militar Dirceu Arcoverde (Teresina), Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella (Teresina), Hospital de Terapia Intensiva (Teresina), Hospital Geral do Monte Castelo (Teresina), Hospital Getúlio Vargas (Teresina) e Hospital São Paulo (Teresina).  

Fonte: Sesapi
 

 
 
Leitos
 
Confira o gráfico de ocupação dos leitos clínicos, de UTI e de estabilização nos últimos dias. 

Fonte: Sesapi


 
 
Carlienne Carpaso
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais