Cidadeverde.com

Sequência de fracassos Piauienses em competições

Imprimir
Não dá nem para lembrar quando o futebol piauiense fez bonito em competições nacionais.Os resultados de avaliações feitas em nível nacional mostram posições desastrosas, com uma ou outra exceção. Vamos aos números :

- A Federação de Futebol do Piauí apareceu em matéria nacional como uma das quatro piores do Brasil no hanking das entidades.

- Na Copa São Paulo de Futebol Juniores nossos clubes acumulam derrotas. Em l0 anos nunca conseguiram classificação para a segunda fase. É uma sequência interminável de derrotas. Todos os anos formam delegações para passeios em São Paulo. São times formados à base dos amigos do seu fulano de tal, de mais seu fulano de tal,  de empresários de meia tijela que  sonham em ganhar dinheiro às custas de alguns meninos. No final da brincadeira, são derrotas e mais derrotas.

- No Campeonato Brasileiro já estivemos na primeira divisão. O Tiradentes chegou a ficar entre os 20 melhores do Brasil, superando até mesmo clubes como Flamengo e Fluminense do Rio de Janeiro. Caimos para a segunda divisão. Caimos para a terceira divisão. E já estamos na quarta. A quinta divisão, se for criada, espera os piauienses de braços abertos.

- Na Copa do Brasil, nos anos mais recentes tivemos apenas as duas vitórias do River em 2007,inclusive sobre o Botafogo do Rio de Janeiro em Bacabal. O tricolor esbarrou no Estádio Olímpico São Havelange ao cair diante do alvinegro carioca por 2 x 0. O Barras foi goleado pelo Corinthians por 6 x 0, em Goiânia. Este ano o Flamengo fez sua preparação para enfrentar o Vasco da Gama jogando amistosos contra times amadores dos bairros de Teresina.

Como o Vasco da Gama não é o mesmo de Santa Maria da Codipi, o rubro-negro piauiense foi goleado no Albertão por 4 x 1. O Barras deixou de jogar com o Remo no Albertão, preferindo a lama do estádio Juca Fortes em Barras. O Prefeito queria futebol para seus eleitores. O técnico achava que o Barras "conhece os atalhos do campo". Resultado ? Derrota por 1 x 0. Mais uma derrota em Belém por 2 x 0 e ponto final.



No hanking nacional de clubes do Jornal LANCE, os clubes piauienses nem aparecem. Para a segunda fase da Copa do Brasil 2009 estão classificados 11 representantes das regiões Norte e Nordeste :

- Clube do Remo e Águia de Marabá (PA)

- Bahia e Vitória (BA)

- Náutico e Central (PE)

- Fortaleza e Icasa (CE)

- CSA (AL)

- ABC (RN)

- Confiança (SE)

Aqui os dirigentes estão com as mesmas desculpas de sempre. Logo iniciarão o longo período de férias, para um merecido descanso. E no próximo ano eles estarão piores do que agora. Afinal, ninguém  sente constrangimento por ser da pior Federação e dos piores clubes do Brasil. Não estão nem aí. Certaamente dizem "o Piauí que se dane".

Enquanto tudo isso acontece, o River Atlético Clube recebe em teresina 21 jogadores que passaram, passaram, passaram por clubes de todos os planetas e não jogaram em lugar nenhum. Vitória na temporada do futebol piauiense somente sobre um time amador do bairro Mocambinho.

É chegada a hora de uma reação fulminante dos verdadeiros esportistas piauienses. Futebol profissional não é para brincadeira de dirigentes que reclamam da falta de recursos, mas jogam dinheiro no lixo.

Dídimo de Castro
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: