Cidadeverde.com

Diego Hypolito fica com a prata no solo em Cottbus

Imprimir
Lançando mão de uma nova série, Diego Hypólito abriu a temporada 2009 com uma medalha de prata no solo da etapa de Cottbus da Copa do Mundo de ginástica, na Alemanha. No entanto, apesar de ter afirmado que ficou satisfeito com o resultado, o brasileiro já fala em mudar os elementos de sua apresentação para conseguir melhores resultados.



"Estou muito satisfeito com meu desempenho, mas já estou conversando com o Renato [Araújo, seu treinador] sobre mudanças que podemos fazer na minha série. Estou fazendo uma série muito difícil e não sei se vale a pena ter uma série tão complicada e arriscar tanto. Então vamos seguir fazendo testes, analisando os movimentos, para chegar bem no Mundial de Londres", disse o ginasta em entrevista ao Sportv.

"Devo fazer uma série de seis passadas. Minha idéia e chegar ao Mundial com uma nota que fique entre 15,9 e 16. Comecei a temporada bem melhor do que no ano passado, quando sofri com lesões, e acho que esse é o ideal até outubro, quando acontece o Mundial", completou o ginasta que obteve média 15.150 na manhã deste sábado

A medalha de ouro da competição ficou com Kohei Uchimura, vice-campeão olímpico do individual geral em Pequim-2008, quinto colocado do solo nos Jogos e vice-campeão da Superfinal da Copa do Mundo do ano passado, também no aparelho. O japonês subiu ao degrau mais alto do pódio com 15.700. Ele já havia se classificado à final na primeira colocação.

"Fiquei muito surpreso com o resultado dele [Uchimura]. Acho que ele será o meu principal rival até a próxima olimpíada. Ele é novo, tem postura e sabe competir. Ele será meu antigo Dragulescu [ginasta romeno que foi o principal rival de Diego até as Olimpíadas de 2008, quando encerrou a carreira]. Mas a minha carta na manga com relação a ele é que a série dele não pode crescer, e a minha pode", analisou Diego.

Uchimura, que partiu de 16,5, teve poucos descontos de execução. Melhorou, inclusive, sua nota em relação à classificatória (15.466). Diego, por sua vez, pecou muito e, mesmo partindo de uma nota maior (16,6), acabou pior do que na preliminar, na qual obteve média 15.433.

Apesar de uma execução relativamente boa, Diego pecou nas aterrissagens. Foi assim nos três primeiros movimentos, incluindo a o famoso movimento da queda que lhe custou uma medalha nos Jogos Olímpicos de Pequim. Diego ainda cravou a saída do aparelho, mas não foi suficiente para superar o rival japonês.

Esta foi a primeira competição de Diego em 2009 e, para se adequar ao novo sistema de pontuação, o ginasta decidiu lançar mão de uma nova série para brigar por uma medalha na final do Mundial de Londres, que acontece em outubro. Com isso, o brasileiro acabou por aposentar o 'Hypólito', salto que batizou com seu nome e o consagrou.

Diego havia se classificado na segunda colocação na última sexta-feira com 15.433 lançando mão apenas de duas novas passadas. Na primeira, o ginasta faz uma dupla pirueta e meia com dupla pirueta para frente. Já a segunda conta com pirueta e meia para trás com mortal para frente com dupla pirueta e meia. A novidade deste domingo ficou por conta da quinta e última passada, um duplo mortal com dupla pirueta e chegada de costas.

O brasileiro ainda vai disputar medalha no salto. Ele se classificou para a decisão do aparelho que é considerado sua segunda especialidade na quarta colocação com 15.733. Já na barra fixa, Diego não passou de 22º. Ficou 10 posições atrás de Mosiah Rodrigues, melhor atleta do país na prova, que também não conseguiu ir à final.

Fonte: Uol
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: