Cidadeverde.com

Material genético de familiares de pessoas desaparecidas será coletado em 14 pontos no estado

Imprimir

Foto: Reprodução/MJSP

No estado do Piauí, já estão confirmados 14 pontos de coleta de material genético dentro da Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, que será realizada entre os dias 14 e 18 de junho em todo o Brasil. Ao todo, o país contará com 184 locais indicados para a ação. 

A iniciativa é do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com as Secretarias Estaduais de Segurança Pública. O material, que vai integrar a Rede Integrada de Bancos Perfis Genéticos (RIBPG), é fundamental para solucionar casos de pessoas desaparecidas no país. 

Cerca de 80 mil pessoas desaparecem anualmente no Brasil. Apesar disso, a Rede Integrada possui menos de 3 mil amostras de familiares. Durante a Campanha, familiares de primeiro grau - pai, mãe, filhos e irmãos - de uma pessoa desaparecida podem se apresentar, de forma voluntária, nos pontos de coleta para doar algum tipo de amostra genética. No ato da coleta é preciso assinar um Termo de Consentimento. Objetos de uso pessoal do desaparecido, como escova de dentes, pente, aparelho de barbear, aliança, entre outros, também serão aceitos para possíveis extrações do DNA da pessoa desaparecida. 

A campanha visa também atualizar o cadastro nacional de pessoas desaparecidas da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, que contém 3.856 restos mortais não identificados. Todo o material coletado será utilizado com a finalidade exclusiva de identificação dessas pessoas.

Confira todas as informações e os locais de coleta em www.gov.br/mj/desaparecidos.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais