Cidadeverde.com

Campanha inicia coleta de DNA para localizar pessoas desaparecidas no Piauí; veja locais

Imprimir

Foto: DPTC


O Piauí iniciou ontem (14) a campanha de Coleta de Amostras Biológicas de Familiares de Pessoas Desaparecidas no estado e busca, até sexta-feira (18), coletar pelo menos 250 doações de material genético. Hoje, a campanha já coletou material em Teresina e Floriano. Na última contagem, o Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) contabilizou aproximadamente 250 mortos não identificados no estado. O dia central de ação (dia D) será na quarta (16). 

O diretor geral do DPTC, Antônio Nunes, relata que os familiares, além de doar material genético, também podem levar aos postos de coleta produtos que eram de uso direto da pessoa desaparecida e que possam conter vestígios de DNA, como escova de dente e aparelho de barbear. 

“Esse número de 250 pessoas sem identificação não é um número exato - é aproximado - porque da última contagem nós já conseguimos identificar alguns. A nossa expectativa, nesses dias de campanha, é de coletar umas 250 amostras e de mais alguns que eventualmente ainda não sabemos do desaparecimento. A gente aguarda que as pessoas doem esse material, que compareçam”, diz Antônio Nunes.  

O diretor ressalta que os dados coletados no Piauí também serão cruzados com os bancos de outros estados. Ele cita como exemplo o fato de uma pessoa desaparecer em Teresina, mas o corpo ser localizado em outro estado. 

Os familiares podem procurar os postos de coleta (lista ao final da matéria) em horário comercial. 

Campanha

A Campanha de Coleta de Amostras Biológicas de Familiares de Pessoas Desaparecidas acontece em todo o Brasil por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública e da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG).

No Piauí, segundo a Secretaria Estadual de Segurança, a campanha é coordenada pelo Instituto de DNA Forense do Piauí e “tem, por objetivo inicial, a coleta de amostras biológicas de familiares de pessoas desaparecidas para exame de DNA e, posterior, inclusão nos bancos de perfis genéticos, bem como o encaminhamento pelas famílias das amostras de referências diretas da vítima desaparecida (ex. escova de dentes, aparelho de barbear)”. 

No Piauí, os familiares de primeiro grau devem procurar as Delegacias Regionais elencadas abaixo para realizar registro policial, bem como para o preenchimento de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Após essa primeira ação, os familiares serão encaminhados para os núcleos de perícia mais próximos.

Em Teresina, o responsável pela registro policial será o DHPP, onde funciona a Delegacia Especializada em Pessoas Desaparecidas e após registro serão encaminhados para o IDNA, IML ou ao Centro de Atendimento da Polícia Federal. 

Atenção: Devem ser requeridas, preferencialmente, o comparecimento de dois familiares em primeiro grau, seguindo a ordem de preferência:
         (1) pai e mãe;
         (2) filho (a) e cônjuge (pai/mãe do filho);
         (3) irmãos. No caso de irmãos, quantos forem possíveis.

Acrescentamos que o procedimento de coleta é indolor e não invasivo e que os familiares podem apresentar inclusive objetos de uso pessoal da pessoa desaparecida, tal como, escova de dentes, aparelho de barbear, entre outros.

Confira abaixo os endereços para atendimento e maiores informações podem ser acessadas no site www.gov.br/mj/desaparecidos ou pelo e-mail [email protected] ou, no Piauí, diretamente com o IDNA através do número 86 99455-2115.

Fonte: SSP-PI


Lançamento da campanha no Piauí (Foto: SSP-PI)


POSTOS DE COLETA

 

  • TERESINA

INSTITUTO DE DNA FORENSE - Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, 995. Bairro Marquês. 

INSTITUTO DE MEDICINA LEGAL - Rua Francisca de Melo Lobo, s/nº. Bairro Sacy.

SETEC/Polícia Federal Av. João XXIII, 4500, bairro Recanto das Palmeiras..

DIA D - 16/06/2021 - DHPP - DELEGACIA HOMICÍDIOS E PROTEÇÃO A PESSOA. - Av. Pedro Freitas - Bairro São Pedro.

  • BOM JESUS

DELEGACIA REGIONAL - Rua tabelião José Rocha, S/N, Bairro Penitenciária

  • CAMPO MAIOR

DELEGACIA REGIONAL - Campo Maior Rua Coronel Eulálio Filho, S/N, Centro, Campo Maior-PI CEP 64280-00

  • CORRENTE

DELEGACIA REGIONAL: Avenida João Lemos Paraguassú, S/N, Bairro Nova Corrente, Cep. 64.980-000, Corrente -PI

  • FLORIANO

Av. João Luiz Ferreira, 450. Centro - Floriano-PI. 

  • PARNAÍBA

DELEGACIA REGIONAL - Rua Francisco Severino, s/n, Bairro São Francisco, Parnaíba-PI.

  • PEDRO II

DELEGACIA DE PEDRO II: Rua Lauro Cordeiro, 314. Centro. Pedro II-PI.

  • PICOS

DELEGACIA REGIONAL: Rua São Sebastião, s/n, Bairro Canto da Várzea, CEP 64.600-155, por trás da Unidade Escolar Premen, Picos/PI

  • PIRIPIRI

NÚCLEO REGIONAL DE POLICIA TÉCNICOCIENTIFICA - PIRIPIRI
Rua João Damasceno, S/N, Bairro Centro, PiripiriPI - SALA DO NRPTC, DELEGACIA REGIONAL DE
PIRIPIRI, CEP: 64.260-000.

  • SÃO RAIMUNDO NONATO

NÚCLEO MACRORREGIONAL DE POLÍCIA TÉCNICO-CIENTÍFICA.
Praça Cel. João Antunes Macêdo, s/nº. Bairro Gavião, São Raimundo Nonato.

  • URUÇUÍ

DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL DE URUÇUÍ. Av. Pista de Pouso, S/N, Aeroporto, Uruçuí (PI) CEP 64860-000

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: coletadna