Cidadeverde.com
Cidades

Covid: Piauí já tem município com mais de 50% da população vacinada com 1ª dose

Imprimir

Dados: Vacinômetro

O município de Campinas do Piauí, a 414 km ao Sul de Teresina, já vacinou contra a covid-19 mais de 50% de sua população com a 1ª dose. É o maior índíce proporcional entre as 224 cidades do estado. Já foram aplicadas 2.923 doses, totalizando 52,08% da população.

Campinas tem uma população, segundo o IBGE, de 5.620 habitantes. São Félix do Piauí, que até o fim de semana ocupava a 1ª colocação na aplicação da primeira dose, caiu para 2º e está agora com 44,83%, seguido de Prata do Piauí, com 41,35%.

Dados gerais

Até às 17h desta quarta-feira (16), o Piauí já havia aplicado 801.564 vacinas referentes a 1º dose. Esse número representa 24,43% de toda a população. 

Ontem, o Governo do Piauí anunciou que vai pagar R$ 1,50 por dose registrada no vacinômetro, ou seja, no sistema da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) que comprova a quantidade de vacinas aplicadas contra a Covid-19. O atraso no registro tem feito com que o estado figure com uma baixa cobertura vacinal. 

O pagamento do incentivo de R$ 1,50 por dose registrada começa a valer a partir da data da publicação da resolução e será válido para os registros efetuados no prazo de 30 dias após a publicação. 

Segundo o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), a lentidão no registro da vacinação se deve a fatores como falta de computadores, internet e, principalmente, material humano. 

Hérlon Moraes
[email protected]

Imprimir