Cidadeverde.com

TJ quer instalação de 105 cartórios em todo o PI

Imprimir

Em evento na Associação Piauiense Prefeitos Municipais, o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Raimundo Nonato Alencar, lançou um projeto para criar cartórios em 105 municípios que não possuem.

O TJ dá uma concessão para a instalação dos cartórios. Como não tem meios para fazer a construção da estrutura física, o tribunal dá apenas o apoio judicial para a implantação. A intenção é convergir os interesses do judiciário com os municípios e despertar o interesse dos prefeitos para a importância dessa criação.

Os cartórios farão registros civis, de imóveis e serviços notoriais (autenticação de documentos, protesto de títulos).

Para uma pessoa abrir um cartório, segundo a determinação da lei complementar 115, de agosto de 2008, ela tem que ser bacharel em direito e os funcionários que trabalham no cartório têm que ser aprovadas por concurso público, realizado pelo TJ.

De acordo com o desembargador Raimundo Nonato Alencar, o concurso que será realizado pode ser que já contemple a contratação de pessoas para ocuparem esses cartórios, se as prefeituras conseguirem viabilizar a instalação dos cartórios em tempo hábil, de acordo com o edital do concurso.
 
“Esse projeto é muito importante porque vai ajudar a diminuir o sub-registro civil que existe no Piauí. 33,7% das crianças que nascem no Piauí são sub-registradas (quando a criança não consegue ser registrada em até 90 dias após seu nascimento). A Assembléia está ajudando a fazer a intermediação entre o TJ e os municípios. O governador que diminuir para esse índice de 33,7% para 5% em 2010”, contou a deputada estadual Lília Martins (PSB).

 

“Já estamos com 70% do nosso primeiro cartório pronto. A expectativa é entregar até o final de abril. A comarca já existe, só falta a conclusão do prédio para o cartório funcionar. A prefeitura também deve ajudar com a contratação de funcionários como zelador e vigia. Está sendo com recursos do TJ e da prefeitura”, disse Francisco Amado, prefeito de Brasileira.

Flash de Carlos Lustosa Filho
Redação Leilane Nunes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: