Cidadeverde.com

Piauí vai receber mais 97 mil doses de vacinas nesta semana, incluindo a Janssen

Imprimir

Atualizada às 9h17

O Piauí deve receber nesta semana mais 97.640 vacinas contra a Covid-19 para a campanha nacional de imunização. Desse total, 44.800 são vacinas CoronaVac, 31.590 da Pfizer e 21.250 da Janssen. Esse será o primeiro lote da Janssen a chegar ao Piauí. A previsão é da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) receber os lotes do Ministério da Saúde na quinta-feira (24). 

"Esta é a previsão do Ministério da Saúde de entrega de vacinas para o Piauí. A distribuição será feita pela Sesapi imediatamente após a conferência das vacinas. Peço que as prefeituras atualizem o vacinômetro para que possamos acompanhar a situação da vacinação em cada município. Se chegou a sua vez, vá até o posto de vacinação mais próximo. Vacina sim!", diz o governador Wellington Dias. 

A Sesapi e as secretarias municipais irão divulgar o calendário de vacinação, com as especificidades de cada município, determinando as faixas etárias e os grupos prioritários.

Em Teresina, no momento, realiza a vacinação contra a covid apenas por agendamento. A vacina está na faixa etária do público geral dos 49 anos. 

O boletim Covid-19 da Sesapi, divulgado na noite de terça (22), informa que o estado já registra o total de 292.045 casos confirmados do novo coronavírus, desde o início da pandemia em março de 2020. Até ontem, 6.442 pessoas não resistiram as complicações da doença e faleceram. 

“Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 726 ocupados, sendo 417 leitos clínicos, 294 UTIs e 15 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 19.062 até o dia 22 de junho de 2021”, acrescenta o boletim. 

 


Vacinômetro

De acordo com o Vacinômetro da Sesapi, o estado já recebeu 1.694.079 vacinas (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer). Dessas, 1.558.062 foram distribuídas aos municípios para aplicação. No momento, com os municípios, há 346.335 vacinas disponíveis para a aplicação da primeira ou segunda dose. 

O estado já aplicou 890.596 vacinas com primeiras doses. Apenas 321.131 segundas doses foram aplicadas.  A Sesapi reforça o pedido aos Municípios de atualização do sistema estadual e do Ministério da Saúde para maior transparência da vacinação. 

"É recebendo essas vacinas e distribuindo imediatamente para que a gente possa acelerar e dar cada vez rapidez à nossa campanha de imunização. Nós continuamos com a solicitação: pedindo aos municípios que vacinem o mais rápido possível, mas também registre no sistema informatizado do programa nacional de imunização para que a gente possa ser transparente com a população, com a imprensa e os órgão de controle”, diz o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto. 

Considerando toda a população piauiense, apenas 27%14 receberam a primeira dose e 9,79% a segunda. 

Foto: Roberta Aline




Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais