Cidadeverde.com

Justiça vai decidir se irmão e mãe de Izadora Mourão vão a júri popular


O juiz Diego Ricardo Melo de Almeida, da comarca de Pedro II, vai proferir nos próximos 10 dias a decisão se os acusados de matar a advogada Izadora Santos Mourão irão ou não para júri popular. A audiência de instrução e julgamento aconteceu ontem (23). O Ministério Público do Piauí e a Defesa Técnica apresentaram as alegações finais e aguardam a decisão. O processo está em segredo de justiça. 

Até o momento, ninguém foi pronunciado. Os réus no processão são o irmão e a mãe de Izadora, João Paulo Santos Mourão e Maria Nerci Mourão. A advogada Izadora Mourão, de 41 anos, foi morta com um golpe de faca no dia 13 de fevereiro em Pedro II, a 195 km ao Norte de Teresina. Ela foi encontrada no quarto com ferimentos no pescoço e no peito.

Ontem, oito testemunhas foram ouvidas. A audiência de instrução e julgamento iniciou às 9h e terminou pouco depois das 19h.  João Paulo aguarda o julgamento no sistema penitenciário e a mãe em prisão domiciliar. 

O Ministério Público irá se pronunciar após a decisão do juiz. O MPPI também aguarda posicionamento do juiz em retirar o segredo de justiça do processo. 

A advogada de defesa Esmaela Macêdo comentou que também aguarda a decisão do juiz para, posteriormente, falar sobre o processo. 

“Nós não podemos nos manifestar em que termos foi favorável tendo em vista que esse processo continua em segredo de justiça. Existem fatos novos. O magistrado com sua competência no prazo de dez dias irá analisar as alegações feitas pelo Ministério Público e Defesa e, após essas alegações apreciadas, ele decidirá pela pronúncia ou não dos acusados. Somente posterior a essa decisão que se pode vir a falar em júri popular”, diz a advogada. 

A decisão do juiz deve ser fundamentada e pode ser pela pronúncia e impronúncia.  É possível recurso contra a decisão. 

Carlienne Carpaso
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais