Cidadeverde.com

Chegam ao Piauí mais 9.360 vacinas da Pfizer para aplicação de 1ª dose

Imprimir

Fotos:Sesapi

Chegaram ao Piauí, na tarde desta quinta-feira (1),  9.360 doses dos imunizantes da Pfizer contra a Covid-19. 

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, as vacinas serão utilizadas para a primeira dose e serão divididas de acordo com a resolução da Comissão Intergestora Bipartite, onde ficou decidido que todas as vacinas, de primeira dose, que chegarem ao estado serão distruíbdas da seguinte maneira: 50% para a população em geral de 18 a 59 anos, não contempladas nos demais grupos, 30% para pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidades e também para 20% dos serviços essenciais escolhidos pelos conselhos municipais de saúde.

Junto com estas doses que chegaram hoje, o Piauí recebeu somente nesta semana 65.860 doses de vacinas contra a Covid-19.  Destas,  56.500 são doses da AstraZeneca  e chegaram ontem (30).

“Iniciaremos o envio para as regionais de saúde para que os municípios façam as retiradas e iniciem sua vacinação”,ressalta  o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

Marca de 1 milhão

O estado do Piauí atingiu, nesta quinta-feira (01), a marca de mais de um milhão de pessoas vacinadas com a primeira dose das vacinas para combater a Covid-19. Segundo dados do Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o estado também já  completou o esquema de imunização de  mais  de 345 mil piauienses.

Vacinação em Teresina

Nesta quinta-feira (01) e sexta-feira (02) a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está vacinando, por agendamento,  pessoas de 48 anos ou mais, trabalhadores da indústria e construção civil, trabalhadores da saúde, trabalhadores dos mercados municipais, trabalhadores da educação, idosos, pessoas com comorbidade, trabalhadores de transporte  e pessoas com deficiência.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, enfatiza que a vacinação por agendamento continua sendo feita porque não existem doses suficientes para montar drive-thru. “A nossa capacidade de vacinação com drives e salas de vacinas é de até 12 mil pessoas por dia e só para drives seriam necessárias cerca de 10 mil doses. Com essa forma de agendamento estamos também contemplando a população”, diz.

 

 

Izabella Pimentel
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais