Cidadeverde.com

Governador amplia decreto de calamidade por causa da covid até 31 de dezembro

Imprimir

Roberta Aline/Cidadeverde.com

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), prorrogou até o dia 31 de dezembro de 2021 o Decreto de estado de calamidade pública, de março do ano passado, em razão da grave crise de saúde pública por causa da pandemia da Covid-19 e suas repercussões nas finanças públicas. O decreto prorrogado é o de nº 18.895 de 19 de março de 2020. 

Em maio, o governador já havia prorrogado o estado de calamidade por mais 180 dias, que daria até novembro. O novo decreto atualiza a data e ajusta coloca até o final do ano. 

Para a prorrogação, o governo considerou que a crise ainda persiste e que afeta todo o sistema interfederativo de promoção e defesa da saúde pública o que impõe a continuidade de gastos públicos e medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. 

“(...) apesar de todos os esforços do Estado do Piauí, suas instituições e seus agentes, em comunhão com a população piauiense, ainda se fazem sentir nas finanças estaduais os impactos negativos da pandemia do novo coronavírus, indicando que, apesar do muito que já foi feito em 2020, ainda há um caminho a percorrer em 2021”, afirma o Decreto, reeditado e publicado no dia 30 de junho.

O documento destaca ainda que o Comitê Científico fará avaliações mensais das medidas adotadas contra a disseminação da doença, visando restaurar a normalidade e dando atenção à vacinação e que caso seja detectada a normalidade pode haver uma antecipação da vigência do Decreto. 

A mensagem será enviada à Assembleia Legislativa para reconhecer a prorrogação do estado de calamidade pública para os fins do art. 65 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Números

O Piauí registrou nesta quinta-feira(01), 885 casos confirmados e oito óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Os casos confirmados no estado somam 297.274 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 6.632 e foram registrados em 222 municípios.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há  616 ocupados, sendo 335 leitos clínicos, 263 UTIs e 18 em leitos de estabilização. 

Em relação às vacinas, o Piauí atingiu ontem(01) a marca de mais de um milhão de pessoas vacinadas com a primeira dose das vacinas para combater a Covid-19. Os dados do Vacinômetro da Sesapi apontam que o estado já completou o esquema de imunização de mais de 345 mil piauienses (10,63% da população). 

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais