Cidadeverde.com

Governo autoriza retomada de cirurgias eletivas e mutirões vão desafogar filas

Imprimir

Foto: divulgação Sesapi

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, (Sesapi), autorizou a retomada de cirurgias eletivas para redução da fila de espera no Piauí. Os procedimentos estavam suspensos por conta da pandemia da Covid-19. 

Entre os fatores levados em consideração para a retomada dos procedimentos eletivos, estão a redução na taxa de ocupação dos leitos de internação de pacientes em tratamento do coronavírus e a redução do número de óbitos pela doença.

Segundo o superintendente de Organização do Sistema de Saúde da Sesapi, Jefferson Campelo, cada município tem autonomia para planejar e executar o retorno das cirurgias eletivas, de acordo com suas demandas.  Ele acrescenta que serão realizados mutirões para desafogar a fila de espera. Em maio, dados obtidos juntos à Central de Regulação, apontavam que mais de 4 mil pessoas aguardavam procedimento.

“Sobre os mutirões, a gente vai escolher as cirurgias que tenham maior de necessidade, para a gente dar a atenção. Todas as especialidades serão contempladas. Essa retomada será descentralizada, acontecendo na Capital e nas unidades de saúde do interior do estado que tenham capacidade de abrigar essas cirurgias. ”, diz Campelo. 

Foto: divulgação Sesapi

O secretário de Saúde, Florentino Neto, enfatiza que as cirurgias de urgência não deixaram de ser realizadas mesmo durante a pandemia.

“Vamos reorganizar essa rede de cirurgias levando em consideração a situação de cada região em relação à pandemia. Temos um grande número de pacientes esperando pelos procedimentos, mas vamos vencer essa fila o mais rápido possível” afirma o gestor.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais