Cidadeverde.com

Fundação alerta para surto de dengue entre abril e maio

Imprimir

A gerente de Epidemiologia da Fundação Municipal Saúde (FMS), Drª. Amparo Salmito, disse que o momento é de alerta para o surgimento de casos de dengue nos meses de Abril e Maio, devido ao grande número de mosquitos adultos encontrados na cidade.

Segundo ela, até a última sexta-feira foram registrados 183 casos suspeitas de dengue, sendo que 90% desses, foram confirmados. Um deles foi do tipo hemorrágica com paciente vindo do Maranhão. Ano passado foram 680 casos. Porém, Amparo Salmito afirma que esse ano o número de mosquitos é infinitamente maior que no ano passado.
 

Drª. Amparo Salmito - gerente de epidemiologia da FMS

A gerente afirma ainda que oito pessoas, entre médicos e enfermeiros, estão nos finais de semana e feriados percorrendo os hospitais públicos e privados procurando suspeitas de casos de dengue.

“Essa equipe extra percorre os hospitais e se há suspeita eles pegam o endereço do paciente, vai até a casa e na vizinhança verificar se há algum foco do mosquito, para que seja eliminado”, diz.

A dengue possui quatro variedades. Em Teresina, já surgiram três desses tipos. A pessoa com suspeita de dengue deve procurar a urgência ou emergência de algum hospital o mais rápido possível.

Amparo Salmito reafirmou a importância do cuidado com lixo, pneus, garrafas ou qualquer material que acumule água, porque "o momento é de alerta total", enfatizou.
 
Flash de Caroline Oliveira
Redação de Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: