Cidadeverde.com

Assembleia define calendário para escolha de novo conselheiro do TCE

Imprimir

Foto: Thiago Amaral/Ascom Alepi

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa se reuniu na manhã desta segunda-feira (09) e definiu o calendário para a realização da eleição que irá escolher o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). A sessão que vai marcar a sabatina dos candidatos e a escolha do nome que substituirá Luciano Nunes (aposentado desde o início de julho) acontecerá no dia 16 de setembro. 

Ainda de acordo com o calendário, as inscrições começam na próxima sexta-feira, dia 13, e seguem até 27 de agosto. Já no dia 13 de setembro acontece a divulgação da relação dos candidatos aptos à sabatina. 

Confira o calendário: 

  • 13 a 27 /08 -  prazo para inscrições 
  • 03/09 - até 12h divulgação dos pedidos de inscrição 
  • 03 a 09/ 09  - apresentação dos recursos referentes às inscrições 
  • 13/09 - divulgação da relação dos candidatos aptos à sabatina
  • 16/09  - sessão especial para arguição dos candidatos

A reunião da manhã desta segunda foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Themistocles Filho(MDB), e também contou  com a presença dos deputados Flora Izabel (PT), Júlio Arcoverde (Progressistas), Evaldo Gomes (Solidariedade), Oliveira Neto (Cidadania), João Madison (MDB), José Santana (MDB) e Coronel Carlos Augusto (PL). 

Nomes na disputa 

Pelo menos cinco nomes se colocam na disputa pela vaga de conselheiro do TCE, são eles: Flora Izabel(PT), Ziza Carvalho(PT), Flávio Nogueira Júnior (PDT), José Santana (MDB) e Wilson Brandão(Progressistas). 

Nos bastidores, a informação é de que o governador Wellington Dias(PT) trabalha por um consenso sobre um único nome de sua base aliada para a disputa. 

Critérios 

Pelo regimento interno do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, pode assumir a vaga de conselheiro qualquer cidadão que tenha:

  • Idade entre 35 e 65 anos
  • Idoneidade moral e reputação ilibada
  • Notório saber jurídico, contábil, econômico e financeiro, ou de administração pública;
  • Mais de 10 anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional 

 


Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais