Cidadeverde.com

Empresa pode sair de licitação se falhar na coleta de lixo

Imprimir
Uma reunião no início da tarde desta segunda-feira (30) com superintendentes e a empresa Qualix, responsável pela coleta do lixo em Teresina, voltou a tratar dos problemas relacionados ao serviço prestado na capital. A Prefeitura reconheceu melhora naquilo que foi reclamado pela população, mas o prefeito Sílvio Mendes cobrou atenção e mais melhorias no serviço. Se houver descumprimento do contrato e a coleta deixar de ser feita da forma acordada, a empresa pode ficar fora da próxima licitação, em junho.
 
 
Na reunião esteve presente o representante da empresa Qualix, Mário Paiva, diretores das Superintendências de Desenvolvimento Urbano - SDUs, e o prefeito de Teresina. O encontro foi motivado para avaliar o que havia sido feito depois do dia 12 de março, quando a empresa foi cobrada em outra reunião a respeito do grande volume de reclamações recebidos em fevereiro. A Qualix fez um cronograma de horários especiais para recuperar o trabalho perdido, e as ações foram aprovadas.
 
A Qualix alegou ter ficado com carros quebrados que não podiam ser locados em Teresina, além de um número de motoristas de licença, entre outros problemas. Na primeira reunião, os diretores colocaram queo pagamento do serviço estava em dia e não há justificativa para o mal serviço. Foi dado um prazo para o cronograma emergencial executado hoje, com trabalhos de limpeza fora dos horários padrões para sanar os problemas existentes.
 
"No mês de fevereiro recebemos muitas reclamações a respeito da coleta de lixo. A Qualix se comprometeu a substituir os equipamentos e os motoristas de licença", disse o superintendente da SDU Sul, João Pádua. Ele confirmou que o prefeito cobrou atenção para o cumprimento do cronograma, e que a empresa, como prevê o contrato, será multada sempre que as fiscalizações comprovarem falha na coleta do lixo. A última multa aplicada foi de pouco mais de R$ 3 mil.
 
O contrato de coleta de lixo será encerrado em junho e não pode ser renovado. Para capinagem e varrição, há um outro contrato que vai até o próximo ano. Não há, no momento, decisão de que a Qualix seja excluída do processo. "Ela só pode ficar de fora se ficar inadimplente com a Prefeitura. Hoje ela está prestando seus serviços em dia, e todo problema que é reclamado ela tem resolvido. A empresa só pode ser excluída da licitação se deixar de cumprir", completou Pádua.
 
A Qualix usa hoje 20 caminhões compactadores na coleta de lixo, com dois de reserva e cinco atualmente em manutenção. Para capina e varrição, são 70 veículos.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: