Cidadeverde.com

Colônia do Piauí vacinou 100% da população acima dos 18 anos contra a covid

Imprimir

Foto: reprodução Facebook/ SMS Colônia

O Piauí já tem cidade com 100% da população acima dos 18 anos vacinada com a primeira dose contra a Covid-19. Em Colônia do Piauí, a 338 km de Teresina, essa fase foi concluída na semana passada e a expectativa é que o ciclo vacinal seja completado até novembro deste ano. A cidade tem aproximadamente 7.600  habitantes e fica na região do município de Oeiras. 

Na cidade foram aplicadas 7.027 doses, sendo 4.796 com primeira dose, 2.120 com segunda dose e 111 com dose única. 

Celana Marques Camarço Leal, secretária municipal de saúde, diz que a ampla cobertura vacinal ocorreu devido a uma reserva técnica destinada aos quilombolas. 

"Concluímos a primeira dose para toda a faixa etária de 18 anos. O que nos ajudou é que tivemos duas comunidades quilombolas com uma população grande e ficamos sempre com uma reserva técnica, uma vez que paralelo a esse grupo, a gente estava vacinando por faixa etária. Com isso, conseguimos avançar mais que os outros municípios", explica a secretária Celana Marques. 

Durante toda a pandemia foram registradas seis óbitos na cidade. No momento, a situação é de estabilidade e há oito dias não há casos confirmados da doença. Além da vacinação, Celana Marques diz que as medidas restritivas decretadas no município têm contribuído para o controle no avanço da doença. 

"A vacina diminuiu os casos, pois proteje não só quem se vacina, mas também os demais. Somado a isso tem as medidas que já estamos adotando há algum tempo como não permitir a realização de festas. Sempre buscamos também conscientizar sobre o uso de máscara, hieginização das mãos e distanciamento", destaca Celana Marques.


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais