Cidadeverde.com
Últimas

Seis municípios do Piauí já estão vacinando adolescentes de 12 a 17 anos

Imprimir

Foto: divulgação Sesapi

Pelo menos seis municípios piauienses já iniciaram a vacinação de adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos. Entre as cidades com a campanha mais avançada estão Dom Inocêncio e Fartura do Piauí, localizadas na região Sul do estado. 

Na cidade de Fartura do Piauí, a vacinação de adolescentes com comorbidades já foi encerrada e, na próxima semana, deve ser concluída para esse público-alvo sem doenças preexistentes. 

“Temos um total de 455 adolescentes entre 12 a 17 anos, onde já foram vacinados 57 com comorbidades. Até a próxima semana estaremos vacinando todo esse público”, destaca a coordenadora de Atenção Básica do município, Jussara Rodrigues de Oliveira.  

Outra cidade com o esquema vacinal avançado para a faixa etária é Dom Inocêncio, onde já foram vacinados 260 jovens sem comorbidades entre 12 e 17 anos. O objetivo é imunizar pelo menos 950 adolescentes durante os próximos 15 dias. 

“Iniciamos a vacinação pela zona urbana e nossas equipes estão avançando para grupos na zona rural", pontua o secretário municipal de Saúde Fernande Castro. 

Adolescentes também estão sendo vacinados nas cidades de Isaias Coelho, que já vacinou todo seu público de 12 a 17 anos com comorbidade (11 pessoas) e iniciou a vacina de jovens de 15 a 17 anos. A meta é aplicar 343 doses nessa faixa etária. 

Em Campinas do Piauí, os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades (26 pessoas) já receberam a primeira dose da vacina. Já os de 15 a 17 anos sem doenças preexistentes, 220 foram vacinados e o município aguarda uma nova remessa para dar andamento à campanha. 

“O avanço da vacinação, chegando ao público mais jovem, é de grande relevância para o Piauí e nos deixa muito animados. Esperamos que mais municípios possam chegar nessa faixa etária e que nosso povo todo esteja protegido e possamos nos livrar desta pandemia”, disse o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

A cidade de Amarante já vacina, desde a última semana, adolescentes de 14 a 17 anos. Em média estão sendo vacinados 270 adolescentes por dia. Jaicós também está entre as cidades que já iniciaram a vacinação dos adolescentes. Estão na faixa etária de 15 a 17 anos e a expectativa é vacinar 3 mil pessoas entre 12 e 17 anos, com e sem comorbidades.  

O Ministério da Saúde autorizou a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos apenas com o imunizante da Pfizer e o início desse público está condicionado ao fim do esquema vacinal da população em geral de 18 a 59 anos com a primeira dose. A recomendação é que seja iniciada a vacinação pelos jovens com comorbidades em seguida os demais. 

“É importante lembrar que o avanço da vacinação também está condicionado ao envio de doses pelo Ministério da Saúde e lembrando, que para os adolescentes, até o momento apenas uma vacina está liberada pela Anvisa”, lembra Florentino Neto.

Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Sesapi

Imprimir