Cidadeverde.com

Sesapi prepara logística para aplicação da 3ª dose em idosos e grupos com comorbidades

Imprimir

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) confirmou nesta quarta-feira (25) que prepara a logística junto às regionais de saúde e municípios para a vacinação da terceira dose contra a covid.

Hoje, o Ministério da Saúde informou que haverá a aplicação da 3ª  dose da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 70 anos e pessoas imunossuprimidas (pessoas com algumas comorbidades definidas pelo Ministério). veja abaixo os grupos.

De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, o reforço vale para quem tomou qualquer vacina usada na campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 e será realizado, preferencialmente, com uma dose da Pfizer/BioNTech. Na falta desse imunizante, a alternativa deverá ser feita com as vacinas de vetor viral, Janssen ou Astrazeneca.

O Ministério da Saúde recomenda que a aplicação do reforço deve ser feita a partir do dia 15 de setembro. O intervalo entre a segunda dose e a terceira deve ser de 28 dias para pessoas imunossuprimidas e pelo menos seis meses para idosos acima de 70 anos.

De acordo com o secretário Florentino Neto, conforme o Piauí for recebendo doses destinadas para este reforço, a Sesapi vai iniciar a aplicação. Segundo o gestor, a secretaria vem trabalhando para garantir a imunização de todos os piauienses e cumprindo todas as medidas estabelecidas no Plano Nacional de Imunização.

“Nós temos todo o trabalho do Governo do Estado do Piauí por mais vacinas, estamos em tratativas finais para aquisição de vacinas do Butantan conforme o termo que assinamos este ano.  Agora com esta possibilidade da terceira dose da vacina,  aguardamos a consolidação desta informação, baseada em informações técnicas científicas. O Piauí está preparado e a medida em que for recebendo as vacinas vai iniciar esta terceira aplicação”, ressalta Florentino. 

 

Foto: Roberta Aline

A expectativa para o dia 15 de setembro é que todos os municípios já tenham concluído a vacinação, em primeira dose, de todo o público adulto (18 a 59 anos).

Intervalo de doses da AstraZeneca e Pfizer vai diminuir 

A diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé, informou que nota técnica do Ministério da Saúde comunica que o intervalo entre as doses da Pfizer e AstraZeneca passará de 12 para 8 semanas para toda a população. A previsão é que essa atualização também seja feita no Piauí a partir da segunda quinzena de setembro.

De acordo com  a Sesapi, na primeira etapa de vacinação 212.176 pessoas de 70 anos ou mais já completaram o esquema vacinal com  duas doses ou dose única no Piauí.
“Já as pessoas imunossuprimidas foram vacinadas no grupo de comorbidades, e as doenças que se enquadram como tal são estabelecidas pelo Plano Nacional de Imunização”, destaca a diretora.

Segundo o Ministério da Saúde imunossuprimidos são:

As pessoas imunossuprimidas estão entre os grupos prioritários desde o começo da campanha de vacinação, definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). Os detalhes sobre esse público-alvo e quem pode ser vacinado estão no PNO, a partir da página 36.

A imunossupressão é o enfraquecimento do sistema imunológico, responsável por proteger o corpo contra infecções. Ela pode ser causada pelo envelhecimento – quando o corpo perde gradativamente a eficiência deste sistema –, por hábitos prejudiciais à saúde – como alimentação desequilibrada, consumo de álcool ou tabagismo – ou por doenças adquiridas ou congênitas e pela ação de alguns medicamentos.

  • Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea;
  • Pessoas vivendo com HIV;
  • Doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia;
  • Demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias;
  • Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses;
  • Neoplasias hematológicas.


Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais