Cidadeverde.com
Esporte

Flamengo goleou a maioria dos jogos após a chegada de Renato Gaúcho

Imprimir

Desde que Renato Gaúcho estreou como técnico do Flamengo, no dia 14 de julho, a equipe já realizou 14 partidas. Em oito delas, venceu por ao menos três gols de diferença. Ou seja, o torcedor rubro-negro festejou uma goleada em 57% das ocasiões.

Foto - Marcelo Cortes - Flamengo

Bahia, Defensa y Justicia-ARG, São Paulo, ABC, Olimpia-PAR (duas vezes), Grêmio e, no sábado (28), o Santos foram as vítimas do treinador. 

O triunfo por 4 a 0 na Vila Belmiro, pela 18ª rodada do Brasileirão, consolidou o bom momento vivido pelo Rubro-Negro, que chegou a 31 pontos no torneio e, com um jogo a menos ainda, está apenas sete atrás do líder do Atlético-MG.

Outro número de destaque nesse período é o aproveitamento superior a 88%. Foram 12 vitórias, um empate e uma derrota (a goleada por 4 a 0 contra o Inter) no Flamengo. 

Para efeito de comparação, Jorge Jesus saiu da equipe com 81,6% de aproveitamento nos 58 jogos que treinou o time. Foram 44 vitórias, 10 empates e quatro derrotas do comandante português na Gávea.

Além da estreia, quando bateu o Defensa y Justicia por 1 a 0, o Flamengo teve uma "vitória magra" somente em outras três ocasiões: 3 a 1 sobre o Corinthians e 2 a 0 contra o Sport no Brasileiro, e 1 a 0 sobre o ABC na Copa do Brasil (o time tinha vencido a ida por 6 a 0). 

Neste último, inclusive, o treinador não viajou para Natal e deixou o time, recheado de reservas, ser comandado por Mauricio Souza.

Os 45 gols marcados também merecem atenção. A média é de, aproximadamente, 3,21 gols por partida. O número é superior, por exemplo, ao do time campeão brasileiro em 2019. Com Jorge Jesus, a equipe marcou 86 vezes nas 38 rodadas, o que dá uma média de 2,26 por jogo no torneio.

A defesa também apresenta bons números. Os 10 gols sofridos resultam em média de 0,71 por jogo. O número é inferior ao das melhores defesas dos últimos dois anos no Brasileirão. Em 2020, o Inter teve média de 0,92 (35 gols sofridos). Em 2019, o São Paulo ficou com 0,79 (30 gols).

Para coroar o bom momento, o adiamento da partida contra o Atlético-GO, na 19ª rodada do Brasileirão, dará ao clube carioca duas semanas livres para treinar.

O elenco ganhou folga até a tarde desta quarta-feira (1º), quando inicia a preparação para enfrentar o Palmeiras no domingo (12), às 16h, fora de casa.

Todos os jogos do Fla após Renato Gaúcho:

Defensa y Justicia 0 x 1 Flamengo
Bahia 0 x 5 Flamengo
Flamengo 4 x 1 Defensa y Justicia
Flamengo 5 x 1 São Paulo
Flamengo 6 x 0 ABC
Corinthians 1 x 3 Flamengo
ABC 0 x 1 Flamengo (o treinador decidiu não ir para a partida)
Flamengo 0 x 4 Internacional
Olímpia 1 x 4 Flamengo
Flamengo 2 x 0 Sport
Flamengo 5 x 1 Olímpia
Ceará 1 x 1 Flamengo
Grêmio 0 x 4 Flamengo
Santos 0 x 4 Flamengo

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir