Cidadeverde.com

Comunidade de origem quilombola receberá internet no Piauí

Imprimir

 

O Quilombo do Mimbó, no município de Amarante, será a primeira comunidade quilombola do estado a receber a internet do Projeto de PPP Piauí Conectado. Com mais de 200 anos de história e cerca de 600 habitantes, a localidade será totalmente conectada através da Rede Wi-Fi Livre Piauí Conect, passando a contar com uma internet de qualidade, segura e totalmente gratuita. Além disso, professores e alunos da comunidade também ganharão tablets com acesso à internet.

A chegada do projeto na comunidade foi anunciada pelo presidente da Globaltask — empresa controladora da Piauí Conectado —, Edson Ribeiro, e pela superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, Viviane Moura, em visita realizada ao local na sexta-feira, 28. Participaram também da visita o diretor de operação da Piauí Conectado, Leonardo Chagas e a gestora de contratos da empresa, Carmonildes Santos, que irá coordenar as ações do projeto na comunidade. No mesmo dia, uma equipe de engenharia da Piauí Conectado deu início ao levantamento necessário para execução das ações de infraestrutura.

Edson Ribeiro explica como acontecerá a implantação do projeto. “Esta iniciativa consiste na disponibilização de internet gratuita em todos os pontos de convivência públicos, na escola e em 100% das casas nas quais residam estudantes da comunidade Mimbó. Além disso, também vamos doar tablets para esses alunos e professores. De maneira que, completamente conectados, eles possam potencializar e ampliar o processo de ensino-aprendizagem, realizar mais interações sociais, e acessar com facilidade serviços, produtos e lugares. Enfim, aproveitar, sem restrições, a força transformadora da tecnologia e da conectividade em suas vidas”, pontua.

O pedagogo e agente de saúde Rodrigo Mimbó, liderança comunitária, celebrou a conquista e ressaltou os benefícios que a internet da Piauí Conectado levará às 145 famílias da Comunidade. “Somos agraciados com o anúncio da chegada da internet. Os benefícios são muitos, especialmente para a educação de nossas crianças e jovens, e se estenderão a toda comunidade. Vamos aproveitar para fortalecer a divulgação da nossa cultura e do nosso trabalho. Essa conquista é igualmente importante para potencializar nossas ações voltadas ao turismo, visto que recebemos turistas de todos os lugares que vêm conhecer o Mirante do Mimbó”, destaca.

A SPE Piauí Conectado tem contrato na modalidade de parceria público-privada com o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) e Agência de Tecnologia da Informação (ATI), para conectar por meio de uma rede de fibra óptica todos os municípios do Estado.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais