Cidadeverde.com

Piauí tem aumento no número de golpes praticados no ambiente virtual

Imprimir

 

 

Dados da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) mostram o crescimento de crimes de estelionato no ambiente virtual nos últimos anos no Piauí. A maioria dos crimes, envolve aplicativos de mensagens e redes sociais, e acabam causando prejuízos financeiros às vítimas.

Em 2018, foram 120 registros, já em 2019 o número subiu para 308. No ano de 2020, marcado pela pandemia da covid-19, a delegacia registrou 1156 casos da prática criminosa. 

O delegado Anchieta Nery, titular da DRCI, explica que a abordagem dos golpistas é quase sempre a mesma. Ele ressalta que é preciso ter atenção. 

“Vai iniciar com uma abordagem a você, seja por meio de um e-mail, mensagem de aplicativo ou rede social. A principal forma de se prevenir desse crime é atenção. O cidadão deve ter atenção na sua comunicação, nas suas conversas, nas mensagens que recebe. Tendo os dois pés atrás e um pouco de atenção se evita a maioria dos problemas que a gente tem online”, destacou o delegado. 

Nos últimos dias, A Prefeitura de Teresina informou que criminosos estariam utilizando o nome do Programa Lagoas do Norte para aplicar golpes  por meio do aplicativo Whatsapp.

 


Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais