Cidadeverde.com

Equipes combatem novo foco de incêndio em São Raimundo Nonato

 

Após controlarem o fogo que ameaçava o Parque Nacional da Serra Capivara, as equipes formadas por bombeiros e brigadistas atuam nesta segunda-feira (13) para conter um novo foco, dessa vez no povoado Mocambo, zona rural de São Raimundo Nonato. De acordo com o tenente coronel Costa, comandante de operações do Corpo de Bombeiros, as aeronaves também são utilizadas para reforçar as ações

"Surgiu um segundo foco de incêndio, em uma comunidade chamada Mocambo, distante da Serra da Capivara, não oferece riscos ao parque. Ontem passamos o dia inteiro nessas atividades de combate e de controle. Esse foi o segundo ponto pulverizado pela aeronave. A aeronave sobrevoa a área, lança água e as minhas equipes em terra fazem os chamados combates pontuais, que a gente chama de rescaldo", explicou. 

Foto: Prefeitura de São Raimundo Nonato 

A força tarefa que atua no combate aos incêndios conta com a participação de brigadistas, bombeiros civis e equipes do Corpo de Bombeiros do Piauí e da Bahia. “Montamos um sistema de comando de incidências, equacionamos os recursos estabelecidos e realizamos as atividades. Hoje vamos finalizar o combate a esse segundo foco, com a utilização da aeronave. A partir das 10 horas vamos fazer o lançamento e as nossas equipes já estão em campo para finalizar essa atividade. Como todos os pontos foram detectados, possuímos uma aeronave para esse lançamento da água”, destacou. 

O comandante de operações também destacou a atuação do helicóptero da Polícia Militar no combate às chamas. “O helicóptero da Polícia Militar do Piauí foi fundamental para que possamos traçar a linha de fogo estabelecida nesses locais. Fizemos também esse monitoramento de todos os pontos, com as pontuações das coordenadas geográficas, porque só aí passamos para o piloto da aeronave fizesse os lançamentos”, ressaltou. 

Foto: ICMBio

Serra das Confusões

Em entrevista ao Notícia da Manhã, a secretária estadual de Meio Ambiente, Sádia Castro, destacou que equipes também atuaram para conter focos de incêndio na região do Parque da Serra das Confusões, na região sul do Piauí. Segundo ela, as últimas informações dão conta de que a situação está sob controle. 

"As informações que nós temos é que nesse momento os focos estavam controlando.Tínhamos uns incendios remanescentes na região de São Braz, mas até aqui o que sabemos é a situação se encaminha para uma situação de controle", destacou. 

 

 

Natanael Souza
[email protected] 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais