Cidadeverde.com

Presidente da FMS diz que vai iniciar 3ª dose em idosos acima de 80 anos e na Saúde

Imprimir

Mais de 47 mil pessoas ainda não se vacinaram contra a Covid-19 em Teresina. O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, explica que, em uma semana, todas as faixas etárias deverão ser concluídas com várias repescagens. Logo em seguida, no fim de setembro para início de outubro, a expectativa é iniciar a terceira dose em idosos acima de 80 anos e profissionais de saúde. 

"Estamos na terceira repescagem abaixo dos 30 anos. Pelos dados que levantamos hoje, das pessoas que têm possibilidade de serem vacinadas, mas ainda não se vacinaram, são em torno de 47 a 48 mil pessoas. Em uma semana, a gente conclui todas as faixas etárias com várias repescagens e o Ministério da Saúde sinalizou que os idosos acima de 80 anos devem tomar a terceira dose", explica Gilberto Albuquerque. Profissionais de saúde também devem tomar a dose de reforço. 

Em entrevista ao Jornal do Piauí, o presidente da FMS convocou as pessoas que, por algum motivo perderam a vacinação, para ficarem atentas às repescagens. 

"Aqueles que estavam viajando, que não conseguiram agendar, que não sabiam que estavam na faixa etária ou estavam gripados ou tinham alguma contra-indicação. Nesse universo de quase 1 milhão de pessoas, estamos fechando quse 1 milhão de doses. Para quem não conseguiu, continuamos com a repescagem. A ideia é não deixar ninguém de fora",  convoca o Albuquerque. 

Não faltam doses da Astrazeneca

O presidente da FMS também confirmou que não faltam doses da Astrazeneca em Teresina, assim como acontece em outras cidades do país. Ele explica que a Capitalseguiu rigorosamente o Plano Nacional de Imunização (PNI) e, inclusive, foi premiada

"Ganhamos toda a estrutura da nossa unidade de conservação de vacina. Tudo novo: duas câmaras frigoríficas grandes, 25 freezers especiais, 250 containers, 250 termômetros. Toda nossa rede de frios será renovada, justamente por ser a Capital que melhor seguiu o PNI", destacou Gilberto Albuquerque. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais