Cidadeverde.com
Últimas

FMS abre agendamento para vacinação de adolescentes com comorbidades

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Atualizada às 13:01

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) abrirá agendamento nesta segunda-feira (20), para a vacinação contra a Covid-19 de adolescentes com comorbidades na capital. Segundo a FMS, a agendamento abre às 16h para os que tem entre 12 e 14 anos e às 18h para aqueles com idades entre 15 e 17 anos.

O agendamento será no site Vacina Já. Nessa terça-feira, dia 21, às 16h, também abrirá agendamento para os adolescentes com deficiência permanente, adolescentes gestantes, puérperas e lactantes. 

De acordo com o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, a Fundação também estuda a melhor maneira de vacinar os adolescentes privados de liberdade.

A coordenadora da campanha de vacinação em Teresina, Emanuelle Dias, ressalta que a FMS seguirá a Nota Técnica Nº 40/2021 do Ministério da Saúde, que contempla exclusivamente pessoas nesta faixa etária que sejam portadoras de comorbidades, deficiência permanente, gestantes, puérperas e lactantes, além dos privados de liberdade. A vacina utilizada será a do laboratório Pfizer.

Ela informa ainda que, no momento da vacinação, será necessário que os adolescentes estejam acompanhados dos pais ou de um adulto responsável para autorização verbal para a vacinação.

“Caso não haja a presença dos pais ou responsável, a vacinação poderá ocorrer diante da apresentação de autorização devidamente preenchida e assinada pelos pais e/ou responsáveis legais, em acordo com o disposto no art.142 do Estatuto da Criança e do Adolescente”, diz a coordenadora.

Já a documentação necessária será a seguinte:

Adolescentes (12 a 17 anos) com comorbidade:
- Documento de identificação com foto e data de nascimento;
- CPF ou cartão do SUS;
- Comprovante de residência da cidade de Teresina-PI;
- Laudo OU declaração que comprove a comorbidade, com assinatura e carimbo do profissional de saúde (Original e Cópia)

Adolescentes (12 a 17 anos) com deficiência permanente:
- Documento de identificação com foto e data de nascimento;
- CPF ou cartão do SUS;
- Comprovante de residência da cidade de Teresina-PI;
- Carteira de deficiente ou laudo que comprove a deficiência

PARA GESTANTES: Apresentar cartão da gestante OU laudo de profissional de saúde;
PARA PUÉRPERAS: Apresentar certidão OU declaração de nascimento do bebê;
PARA LACTANTES: Apresentar certidão OU declaração de nascimento do lactente.

Nessa sexta-feira (17), a Secretaria de Saúde realizou a distribuição de 30 mil doses do imunizante Pfizer exclusivas para vacinar adolescentes nos municípios piauienses.

Rebeca Lima com informações da FMS
[email protected]

 

Imprimir