Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

O Perfil do Profissional Contador no pós-covid.

* Por: Carlos Lustosa Filho – Contador

O mundo digital e as transformações da sociedade aceleraram as mudanças no mercado de trabalho e nas necessidades de capacitação.
Dentro desse contexto, as atitudes de aprendizagens intencional, tem sido apontadas como um dos elementos mais importante no desenvolvimento de um indivíduo, profissionais, equipes e organizações.

A aprendizagem intencional, é a disposição, a capacidade de absorver em cada oportunidade, desde aquelas atividades no trabalho, que trazem desafios para você aprender algo novo, ou cursos, como aqueles que você já esteja fazendo, ou planejar o uso do seu tempo para formações e capacitações essenciais.

Alguns dados já conhecidos revelam a importância da aprendizagem intencional no cenário pós-covid, onde a grande maioria das pessoas, necessitam se requalificar para novos trabalhos.
O trabalho home-office, teletrabalho, exercitam a habilidade de continuar aprendendo, demonstra que antigamente educar era transmitir, saber era acumular. Aprender a perguntar e a capacidade de se adaptar, tornaram-se fatores determinantes para um bom desempenho do trabalho com produtividade.

A resiliência nos últimos anos tem sido explorada no contexto educacional e profissional. A capacidade de liderar e a capacidade de ter atitudes, tem auxiliado no desenvolvimento profissional em todas as áreas.
Tem sido comum na linguagem do dia a dia, a utilização das palavras competências e habilidades, dando uma certa ênfase direcionando no sentido de sinônimo. Contudo não são as mesmas coisas.

Uma habilidade é um termo usado para se referir a algo prático e direto. De outra maneira mais detalhada, a competência surge com a combinação de conhecimento, habilidade e atitude. Conhecimento – saber o que fazer; Habilidade -  saber como fazer; Atitudes – querer fazer. Com essa combinação surge a competência que o profissional Contador no cenário atual deve abraçar, para um perfil mais inovador e conquistador no campo de atuação à frente de outras profissões concorrentes. Embora os Professores nem sempre consigam detalha as competências em todos os níveis, é importante compreender que desenvolvê-las é um processo contínuo e não algo que se aprende de forma instantânea e isolada.

Em especial nesta data de hoje 22 de setembro, data da comemoração do Profissional Contador, deixo uma mensagem para abraçarem a comunicação, a capacidade de análise, inovação, criatividade, adaptabilidade e protagonismo. Ter autonomia, buscar por conhecimento, capacidade de questionar e a aquisição de linguagens. Esta última não quer dizer necessariamente buscar novo idioma e sim novas palavras para uma comunicação diferenciada, ter a iniciativa de produzir seus pensamentos e ideias, a serem aplicadas no ambiente coorporativo, ambiente de trabalho ou até mesmo no seu dia a dia. 

Parabéns a todos os Contadores, busquem o autocuidado, serem resilientes e perseverantes para vencerem os desafios que virão de encontro para uma valorização cada vez mais respeitada pela sociedade e pelo País.


* Conselheiro do CRC/PI. Mestre em Contabilidade e Professor Universitário.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais