Cidadeverde.com

Teresina amanhece nesta quarta (29) com chuva e pontos de alagamento

Imprimir

Foto: Cidadeverde.com

Av. Prof Valter Alencar, bairro Vermelha 

A manhã desta quarta-feira (29) surpreendeu os teresinenses com a chuva registrada pela capital. Apesar dos pontos de alagamento ocorrendo em algumas ruas e avenidas de Teresina, o Corpo de Bombeiros informou ao cidadeverde.com que até o momento a unidade não foi acionada para atender nenhuma ocorrência resultante de chuva.

“No momento nós não estamos com nenhuma ocorrência com relação às chuvas, não recebemos nenhuma solicitação de alguém que tenha ficado com o carro preso em pontos de alagamento, nem de nenhuma casa invadida pela água, ou árvores com risco de queda ou que tenha caído interditando alguma via ou sobre algum ponto residencial ou comercial”, explica o tenente David Freitas.

O tenente David Freitas destaca ainda que o Corpo de Bombeiros está monitorando e acompanhando a situação na capital e que as equipes já estão preparadas para atender alguma ocorrência.

“Nós já solicitamos nossas equipes para que fiquem de prontidão para caso seja necessário. Nós temos equipes extras com embarcações para que seja feito atendimento para atender a população. Estamos com nossos equipamentos e o pessoal todo preparado”, acrescenta o tenente.

Foto: Cidadeverde.com

Previsão climatológica

Apesar de ainda ser o período de B-R-O-Bró, a previsão climatológica aponta que a chuva marcará presença nos próximos dias. O professor e climatologista Werton Costa explica que a ocorrência de chuva não é atípica nesses meses, mas o que vêm se destacando é a frequência e intensidade de chuva que está sendo registrada em todo o Piauí.

“O que tá sendo relevante não é a chuva, mas é a frequência com que ela está ocorrendo e a intensidade. Primeiro, nunca se viu tanta chuva no período do B-R-O-Bró em tantas cidades, ela tem acontecido de Norte a Sul do estado. E a outra é a intensidade, nós temos recebido muitas pancadas de chuva e nós sabemos que essas chuvas respondem a dois ingredientes clássicos, primeiro muito calor e a água que aqui é escassa no B-R-O-Bró”, explica Werton Costa.

Werton Costa ainda destaca que o Piauí está recebendo bastante umidade proveniente da Floresta Amazônica e ressalta a importância desse canal de umidade já que as chuvas no estado começam com mais frequência apenas no mês de janeiro.  

“Nós estamos recebendo desde o mês de setembro umidade e cada vez mais umidade. Essa chuva vem do canal da Amazônia, mostrando a importância da Amazônia para gente porque nosso período de chuva só começa em janeiro e esta quarta-feira relevou a pujança desse canal de umidade. Foi uma chuva moderada, mostrando equilíbrio entre temperatura e umidade, mostrando que esse canal de umidade está bem ativo”, ressalta o climatologista.

Para os próximos dias, o climatologista aponta a aumento da umidade em outubro e a presença de mais chuva em todo o Piauí.

“A previsão é que a gente tenha outras ocorrências nos próximos dias. A tendência é intensificar no próximo mês porque a previsão mostra que teremos aumento da umidade principalmente a partir da segunda quinzena de outubro no estado.”


Rebeca Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais