Cidadeverde.com
Últimas

FMS abre novas vagas para vacinação de adolescentes com 16 e 17 anos sem comorbidades

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou nesta quarta-feira (29), a abertura de mais vagas para a vacinação de adolescentes de 16 e 17 anos sem comorbidades. O agendamento será aberto às 16h para os jovens de 17 anos e às 18h para aqueles com 16 anos de idade através do site Vacina Já.

De acordo com FMS, o adolescente deve observar o horário de abertura das vagas para sua idade para acessar o site. Ele deve então escolher a opção “agendamento público alvo”, escolher a opção do grupo – adolescentes, preencher seus dados pessoais e escolher local, dia e hora da vacinação. A vacina utilizada será a do laboratório Pfizer.

A coordenadora da campanha de vacinação contra a covid-19 em Teresina, Emanuelle Dias, informa que, no momento da vacinação, será necessário que os adolescentes estejam acompanhados dos pais ou de um adulto responsável para autorização verbal para a vacinação.

“Caso não haja a presença dos pais ou responsável, a vacinação poderá ocorrer diante da apresentação de autorização devidamente preenchida e assinada pelos pais e/ou responsáveis legais, em acordo com o disposto no art.142 do Estatuto da Criança e do Adolescente”, diz a coordenadora.

Além de estar acompanhado, o adolescente também deve apresentar um documento de identificação com foto e data de nascimento, CPF ou cartão do SUS e um comprovante de residência do município de Teresina-PI.

Vacinação hoje 

Adolescentes de 16 e 17 anos que não possuem comorbidades começam a ser vacinados em Teresina nesta quarta-feira (29). As duas faixas etárias fizeram o agendamento na noite de ontem (28), através do site ‘Vacina Já’, da Fundação Municipal de Saúde, e receberão o imunizante da Pfizer, único autorizado pela Anvisa para aplicação em adolescentes.

Sobre as próximas faixas etárias de adolescentes sem comorbidades, o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, diz que ainda não há previsão para o início da aplicação. 

Segunda dose da Coronavac 

Nesta quarta-feira (29) mais 11 pontos de drive-thru estarão abertos, das 9h às 17h, para contemplar as pessoas com a data da segunda dose marcada no cartão de vacinação até o dia 03 de outubro. 

Assim como nos dias anteriores, a FMS vai seguir a organização de focar nas mulheres no turno da manhã (9h às 13h) e homens no turno da tarde (13h às 17h). A data é compatível com o prazo de aplicação da primeira dose de coronavac em drive thru para diversos grupos.

Rebeca Lima (com informações da FMS)
[email protected]

Imprimir