Cidadeverde.com
Últimas

FMS anuncia agendamento para segunda dose de vacina contra Covid-19

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) anunciou nesta sexta-feira (01) a abertura de vagas de agendamento para a segunda dose da vacina contra a Covid-19 para aqueles com data no cartão até o dia 10 de outubro. O agendamento abre às 18h de hoje (01), no site Vacina Já.  

Segundo a Fundação, as vagas são para a segunda dose dos três imunizantes disponíveis no momento: Pfizer, Coronavac e Astrazeneca.

A coordenadora da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Teresina, Emanuelle Dias, ressalta que o agendamento deve ser feito somente por pessoas que têm a segunda dose marcada até o dia 10 de outubro.

“Quem tem segunda dose dentro deste prazo pode agendar para qualquer um dos dias disponíveis no sistema, pois estará no limite estabelecido pelo Ministério da Saúde”, diz.

Ao acessar o site Vacina Já, o usuário deve clicar na opção “agendamento público alvo”, escolher seu público, marcar a opção “Já tomei a 1ª dose e quero agendar a segunda” e confirmar, que levará a uma página onde ele deve escolher uma sala de acordo com a vacina que deve receber, dia e hora. Caso a pessoa tenha tomado a primeira dose em outro município e agora reside em Teresina, ela deve selecionar o grupo "Pessoas que tomaram 1 dose em outro município".

No momento da vacinação, o paciente deve apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacinação com registro de aplicação da primeira dose em Teresina. Pessoas que tomaram a primeira dose em outras cidades devem levar, além desses documentos, um comprovante de residência no município de Teresina. 

Vacinação hoje 

Adolescentes de 16 e 17 anos que realizaram o agendamento da primeira dose se vacinam nesta sexta-feira (01) em Teresina. Além desse grupo, recebem a aplicação da dose de reforço os idosos de 87 anos e mais. 

De acordo com a FMS, a vacinação da 3ª dose em idosos ocorre em formato drive-thru no Teresina Shopping. A aplicação ocorre nesta sexta-feira (01), sábado (02) e domingo (03), das 9h às 16h. Para fins de organização, a vacinação seguirá o esquema adotado nos drives de primeira e segunda dose, que prioriza mulheres pela manhã (9h às 13h) e homens pela tarde (13h às 16h).

A coordenadora da campanha de vacinação contra a Covid-19, Emanuelle Dias, reforça que no momento só pode tomar a nova dose os idosos que tomaram a segunda dose há no mínimo seis meses, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. A vacina usada será a do laboratório Pfizer.

Da Redação
[email protected]

Imprimir