Cidadeverde.com

Ponte Estaiada recebe iluminação rosa para alertar sobre câncer de mama

Imprimir

Foto: Ascom/Semduh

A Ponte Estaiada João Isidoro França recebe iluminação especial neste mês de outubro. A ponte ficará cor-de-rosa durante todo o mês em alusão à campanha Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama.

A campanha é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres brasileiras. Estima-se que surjam cerca de 60 mil novos casos por ano no país. A Ponte Estaiada se tornou um símbolo para comunicar a população sobre as campanhas e tem grande alcance entre os teresinenses, por isso foi escolhida para a ação.

“Faz parte da nossa responsabilidade, enquanto poder público, alertar a população sobre os cuidados que se deve ter para que se consiga detectar a doença precocemente e, assim, ter maior êxito no tratamento. Nosso prefeito, Doutor Pessoa, que é médico, sempre está atento e preocupado com essa questão”, declara o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Edmilson Ferreira.

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres e a falta de informação, informações distorcidas e medo do diagnóstico são as grandes barreiras para cura.

Fatores de risco
A Sociedade Brasileira de Mastologia explica que, em cada 10 casos, três estão relacionados ao estilo de vida que as pessoas levam. Hábitos como tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, obesidade e exposição excessiva ao sol aumentam as chances de incidência da doença.

Prevenção

Medidas simples de prevenção, com a adoção de alimentação saudável, prática de atividades físicas e realização de exames preventivos, como a mamografia, podem ajudar a reverter o triste cenário do câncer de mama no país.

O recomendado é que toda mulher a partir dos 40 anos realize a mamografia anualmente. Este é o exame mais eficiente para identificar microcalcificações que podem representar o sinal mais precoce de malignidade ou nódulos menores que 1 centímetro, que não é possível palpar clinicamente. É também a melhor forma de diagnóstico precoce, pois aumentam as chances de cura em até 95% dos casos.

Sintomas

A mulher deve procurar ajuda de um mastologista em casos de caroço, vermelhidão, pele endurecida, áreas estufadas, feridas, coceiras, saída de líquido do bico do peito (sem apertar) de cor vermelha ou transparente como a água ou local endurecido.

Da Redação
[email protected]

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais