Cidadeverde.com
Últimas

Piauí recebeu dez mutirões cirurgias nos últimos meses

Imprimir

Foto: Ascom/Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Coordenação Estadual de Cirurgias Gerais e Laparoscópicas, informou que já realizou dez mutirões de cirurgias nos últimos três meses. A previsão do órgão é realizar mais dez mutirões até o mês de dezembro, contemplando os 224 municípios do Piauí no ano de 2021.

Segundo a Sesapi, no mutirão mais recente, foram realizadas 80 cirurgias pediátricas, no período de 06 a 10 de outubro, no município de Luzilândia.

Os procedimentos realizados foram de hérnia inguinal, gástrica e umbilical, orquidopexia (operação para corrigir um testículo não descido), frenectomia (retirada do freio lingual ou labial), postectomia (circuncisão ou remoção do prepúcio), sinequias vulvar (correção de vagina fechada), cisto no couro cabeludo, cisto sinovial e hidrocele (cisto em torno do testículo).

Ainda segundo a Secretaria, em relação aos mutirões de catarata, eles foram realizados nas cidades de Piripiri, Cocal, Parnaíba, Bom Jesus, Corrente, São Raimundo Nonato, Campo Maior e Demerval Lobão.

De acordo com a Sesapi, os próximos mutirões de catarata devem em Uruçuí (dias 05 e 06/11), Canto do Buriti (dias 08 e 09/11), Floriano (período de 11 a 13/11), Esperantina (período de 15 a 17/11) e Luzilândia (dia 19/11), totalizando 1.786 cirurgias.

O secretário Florentino Neto, explica que os mutirões ajudam a reduzir filas em hospitais pelo estado e proporcionam mais comodidade ao paciente.  

“Através dos mutirões, nós conseguimos reduzir as filas, tanto nos hospitais do interior, quanto da capital. São pessoas que estavam à espera de uma cirurgia e, com a realização do mutirão, poderão ser atendidas no hospital próximo de onde moram, o que proporciona mais comodidade a esses pacientes”, diz o gestor.

 

Da Redação
[email protected]

Imprimir