Cidadeverde.com

DCE faz ato contra reitoria da UFPI e alunos ficam sem almoço

Imprimir

Na manhã desta segunda (6), membros do DCE (Diretório Central dos Estudantes) uniram-se a representantes dos Centros Acadêmicos e alunos em ato contra a reitoria da Universidade Federal do Piauí. O objetivo do protesto é barrar as licitações para pontos de xerox e lanche na instituição.

Segundo o DCE, as licitações aumentariam substancialmente o preço dos produtos e serviços oferecidos. “Ganha a licitação que oferecer pagar o maior preço pelo aluguel do ponto. Esse valor mais alto do aluguel vai refletir, consequentemente, no preço dos lanches e das xérox e a comunidade acadêmica não aceita isso”, afirma o coordenador de Formação Política da entidade, Everton Feitosa.

Na universidade, já existem pontos de cópia e lanchonetes. Com as novas licitações, os donos dos estabelecimentos podem perder o direito de permanecerem no local, se não puderem oferecer um aluguel aceitável pela instituição.

Cerca de mil estudantes se organizaram no CCA (Centro de Ciências Agrárias) da UFPI. As aulas foram interrompidas e o trânsito foi bloqueado no setor. Na última quinta, o DCE já tinha feito uma manifestação sobre o assunto no CCHL. “O reitor não deu ouvidos às reclamações dos alunos e dos proprietários, por isso fizemos esse ato”, diz Everton.

Depois da concentração no CCA, os alunos presentes no ato seguiram para o Restaurante Universitário e o encontraram de portas fechadas. Everton afirma que existe ordens expressas da reitoria para que não seja servido almoço hoje.

O CidadeVerde.com tentou entrar em contato com reitor Luís dos Santos Júnior, mas não obteve sucesso.
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: