Cidadeverde.com

FMS amplia agendamento da 3ª dose para trabalhadores da saúde; veja datas

Imprimir

Foto: Roberta Aline

A Fundação Municipal de Saúde lançou um novo cronograma para agendamento da dose de reforço de trabalhadores da saúde. Além dos profissionais de 50 anos e mais, que poderão agendar nesta quarta-feira (13) às 18h, serão abertos novos horários para contemplar todos que se encaixam nos requisitos do Ministério da Saúde.

Para evitar congestionamento do sistema foi montado um cronograma com dias diferentes para cada faixa etária dos trabalhadores. 

  • Quinta (14) às 18h - faixa etária de 40 a 49 anos. 
  • Sexta (15) às 16h - faixa etária dos 30 a 39 anos. 
  • Segunda (18), às 18h – faixa etária de 18 a 29 anos.

Para ter acesso à vacina, o trabalhador da saúde deve ter obrigatoriamente seis meses da aplicação da segunda dose ou dose única de qualquer imunizante. Ele deve agendar no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/, no campo Agendamento dose de Reforço (Em azul), independentemente do setor de trabalho, categoria profissional ou vínculo público, privado ou autônomo.

A coordenadora da campanha de vacinação contra a COVID, Emanuelle Dias, alerta que o site de agendamento não vai utilizar os cadastros dos trabalhadores utilizados previamente realizados pelos Estabelecimentos de saúde feitos no início da campanha de vacina COVID-19, portanto, caso o trabalhador não tenha sido cadastrado previamente, ele conseguirá se agendar normalmente. "No momento da vacinação ele deve levar um comprovante de trabalho (que está na ativa como trabalhador em Estabelecimento de Saúde) e cartão de vacina com registro de doses para comprovar os 6 meses da D2", diz.

O fabricante do imunizante da vacina contra COVID-19 a ser aplicado na Dose de reforço será exclusivamente a Pfizer, independentemente do fabricante do imunizante aplicado na D1 e D2.

Drives suspensos

Hoje, a FMS suspendeu drives de vacinas devido a problemas no sistema de registro de doses do Ministério da Saúde. A vacinação nos pontos de drive-thru de segunda dose do imunizante AstraZeneca, que se encerraria às 17h desta quarta, excepcionalmente foi finalizado ao meio-dia.

Segundo a FMS, o problema de registro ainda não foi resolvido pelo Ministério da Saúde e para não trazer prejuízo à população, na próxima semana serão abertos novos postos de drive-thru de forma a atender a demanda reprimida.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais