Cidadeverde.com

Com aumento de 50% de casos de Covid, Pio IX restringe funcionamento de estabelecimentos

Imprimir

Foto: Arquivo/ Prefeitura de Pio IX

A Prefeitura do município de Pio IX, distante 434 quilômetros de Teresina, anunciou nessa última segunda-feira (25), um novo decreto proibindo eventos e restringindo o funcionamento de estabelecimentos comerciais na cidade. A medida entrou em vigor após o crescimento de 50% dos casos de Covid-19 nas últimas semanas na cidade.  

"Hoje (27) estamos com 57 casos ativos e há três semanas atrás nós tinhamos apenas um caso ativo, um crescimento numa faixa de 50%", destaca o secretário Municipal de Saúde, Francisco Vieira.  

De acordo com o Decreto Nº 59/2021, ficam suspensas as atividades que envolvam aglomeração, eventos culturais, atividades esportivas e sociais e o funcionamento de boates e casas de show.

Bares, restaurante, lanchonetes, trailers depósitos de bebidas e estabelecimentos similares poderão funcionar de forma presencial somente até às 18h. Após esse horário, os locais deverão operar somente mediante o sistema de entregas/delivery.

Os templos religiosos, igrejas, centros espiritas e terreiros só poderão com 50% de sua capacidade total, limitando-se a um culto diários. Os órgãos de Administração Pública também funcionarão por modelo de teletrabalho, mantendo contigente máximo de 50% de servidores em atividade presencial. 

Já o comércio em geral poderá funcionar somente até as 22h. O decreto também reforça o uso obrigatório de máscaras em vias públicas, distanciamento social e a permanência em locais e horários estipulados no documento.

Ainda segundo o decreto, a fiscalização das medidas ficará a cargo da Vigilância Sanitária do município com o apoio da Polícia Militar e as determinações valem até o dia 09 de novembro de 2021.

Segundo o prefeito de Pio IX, Silas Noronha (PP), "a situação de emergência e de calamidade pública no Estado do Piauí e em especial no Município de Pio IX, atualmente, tomou necessária a expedição de novas medidas sanitárias destinadas ao enfrentamento da Covid-19", diz. 

Com o aumento da incidência de casos ativos de Covid-19 em 129 municípios do Piauí, outras cidades como Simplício Mendes, Bela Vista do Piauí e Curralinhos também vem adotando medidas sanitárias para evitar a contaminação e restringir os riscos da doença.

Em Pio IX, a Secretaria Municipal de Saúde informou que segue com a testagem da população e a vacinação dos moradores. No momento, a cidade vacina adolescentes de 12 a 15 anos. 

Veja aqui o decreto

 

Rebeca Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais