Cidadeverde.com

Jovem de 15 anos descobre miocardiopatia após jogo e passará por transplante

Imprimir

Foto: Sesapi

Um jovem de 15 anos, natural de Valença do Piauí, está na fila para um transplante de coração em Fortaleza, após descobrir uma miocardiopatia. Ele passou mal no último dia 10 de setembro deste ano após um jogo de futebol. O adolescente e a família não sabiam do problema cardíaco.

José Victor do Nascimento Silva seguiu em UTI aérea na tarde de segunda-feira, dia 25, para o Hospital do Coração de Messejana, em Fortaleza (CE), onde fará o transplante. Ele será o primeiro paciente a passar pelo procedimento através do programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Após passar mal, o jovem foi internado no Hospital Getúlio Vargas(HGV), em Teresina, onde os médicos descobriram a necessidade urgente de um transplante do coração. A equipe do TFD conseguiu um leito de UTI para o adolescente no Hospital do Coração de Messejana, em Fortaleza, onde fará o transplante. 

A doença de José Victor é uma miocardiopatia dilatada- uma disfunção miocárdica que provoca insuficiência cardíaca. Com o problema, há predomínio de dilatação ventricular e disfunção sistólica. O paciente sente dispnéia, fadiga e edema periférico. A doença pode se desenvolver em qualquer idade, mas é mais comum em adultos com menos de 50 anos. Cerca de 10% das pessoas que desenvolvem miocardiopatia dilatada têm mais de 65 anos de idade. 

José Victor viajou acompanhado da mãe, a dona de casa Sandra Maria da Silva Sousa. Ele é o caçula de dona Sandra que é só emoção por ter conseguido a vaga para o transplante. “Estou confiante e com muita fé em Deus que vou voltar com meu filho pra casa. Só quero agradecer pelo empenho de todos para que a transferência dele fosse possível“ diz ela emocionada.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais