Cidadeverde.com

Florentino Neto descarta liberar máscara e quer busca ativa para aplicar 2ª dose

Imprimir

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, assegurou, nesta quinta-feira (11), que o Piauí não vai desobrigar o uso de máscara, importante item de proteção individual contra a Covid-19. 

Apesar do estado vizinho, Maranhão, facultar a utilização de máscara em locais abertos, o secretário disse que, no Piauí, ainda não é hora da medida ser adotada. Florentino Neto ressalta que o momento é de avançar na vacinação contra a Covid-19, principalmente quanto à aplicação de segunda dose.

O secretário conta que está discutindo com municípios realização de busca ativa para sensibilizar pessoas que ainda não completaram os esquema de imunização. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, cerca de 200 mil pessoas não retornaram aos postos de vacinação para tomarem 2ª dose.

Foto: Roberta Aline

“A hora não é de liberar máscara, mas é de conscientizar todos para tomarem vacina. Precisamos vacinar mais. Hoje nós temos, vacinados com primeira dose, 73% da população do Estado. Em Teresina, 74%. Mas com a 2ª dose no Piauí o percentual cai para 53% e em Teresina 52%. Estamos discutindo com os municípios busca ativa. Ir em busca dessas pessoas para sensibilizá-las e fazer aplicação da segunda dose”, ressalta.

Sobre a expectativa de desobrigar uso da máscara em locais abertos, o secretário disse que as decisões serão tomadas no momento certo, quando os índices epidemiológicos e o avanço da vacina permitirem.

“O índice de transmissibilidade está em 0.9.  Não é confortável para que a gente possa relaxar medidas, temos que continuar usando máscara, higienizando as mãos, fazer distanciamento, respeitar todas normas de prevenção”, acrescenta Florentino Neto.

Izabella Pimentel
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais