Cidadeverde.com

Piauí tem a maior cobertura vacinal contra a febre amarela do Nordeste

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O Piauí é o estado do Nordeste com a maior cobertura vacinal contra a febre amarela, entre a população de 09 meses a 59 anos. Desde 2019 o estado implantou um programa de conscientização sobre a importância da imunização contra a doença.

De acordo com informações repassadas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), a cobertura vacinal do Piauí contra a febre amarela chegou a 84,3%.A segunda unidade federativa neste ranking  foi Pernambuco, com 21,6% dessa população. Já o estado vizinho, Ceará, atingiu apenas 17% do público esperado. 

As ações concretizadas pelo governo foram apresentadas em uma oficina para implantação da vacina contra a Febre Amarela, do Ministério da Saúde, que ocorreu entre os dias 11 e 12 de novembro em Brasília.

A coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Kássia Barros, explicou quais ações tomadas pelo Estado foram determinantes para o alcance desta marca.

“Este período também foi uma época em que começou a ter alguns casos da doença pelo país e que a campanha precisou ser reforça e ampliada para o público de 04 a 59 anos. Atentos essas necessidades chamamos nossos municípios que prontamente aderiram à campanha e hoje estamos apresentando esta experiência que tanto deu certo”, explica à coordenadora.

A vacina contra febre amarela é a medida mais importante para prevenção e controle da doença e apresenta eficácia de 95% a 99%, além de ser reconhecidamente eficaz e segura. Ela necessita de apenas uma dose para a imunização completa e está nas ações de rotina dos programas de imunizações.


Paula Sampaio (Com informações da Sesapi)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais