Cidadeverde.com

Piauí vai iniciar vacinação de 3ª dose em público a partir de 18 anos na próxima semana

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com


A Secretaria Estadual de Saúde  (Sesapi) informou no início da tarde desta terça-feira (16) que vai autorizar, a partir da próxima segunda -feira (22), a aplicação da 3ª dose da vacina contra a Covid na população a partir de 18 anos. O governo do Piauí aguardava a nota técnica do Ministério da Saúde para liberar a vacinação. 

Até agora a dose de reforço só está sendo aplicada em profissionais de saúde, idosos e imunossuprimidos. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Florentino Neto, a Sesapi vai distribuir aos municípios doses de imunizantes em estoque para aplicar na população adulta em geral. A logística ficara a cargos da prefeituras.

“Temos avançando na vacinação, mas reforçamos diariamente a nossa preocupação com a manutenção dos cuidados tão essenciais para evitar o surgimento de novas variantes  e a elevação da taxa de contaminação e mortalidade”, afirma.

Foto: Roberta Aline

O Ministério da Saúde também encurtou o intervalo entre a segunda e a terceira dose. Antes eram seis meses, agora, são cinco. Os imunizante da Pfizer deve ser usado preferencialmente. Na falta desta, poderá ser usada a Astrazeneca ou Janssen.

Mais de 200 mil sem segunda dose
Florentino Neto  mostra preocupação com a quantidade de pessoas que não compareceram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid. O Piauí possui aproximadamente 214.353  mil faltosos. 

 “A vacinação é a melhor forma de prevenção contra a pandemia do Coronavírus. Pedimos a nossa população para buscar um posto de vacinação e completar o esquema vacinal. Essa nossa luta pela vacina também é um gesto de amor ao próximo. A nossa última tratativa foi no sentido de garantir a liberação por parte da Anvisa da vacina para nossas crianças de cinco a 12 anos. Também lutamos pela vacinação de nossos adolescentes. Hoje, 104 municípios já aplicam a segunda dose na juventude piauiense”, destaca.


Izabella Pimentel[com informações da Sesapi]
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais